Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

INIMIGOS SÃO APENAS ADVERSÁRIOS

Todos nós já convivemos com alguém que nos causou mal e a quem classificaríamos como  “inimigo”, termo que eu retifico para adversário porque muitos de nós já não cultivam essa  índole de ter ou ser inimigo de alguém.

Sobre os inimigos, Chico Xavier nos deixou excelente advertência e ensinamento para que possamos  compreender o porque da existência deles e o papel que representam para nós, nessa jornada de evolução espiritual. Chico Xavier afirmou: “Se soubéssemos quem são os nossos inimigos e o que representam para nós, nós lhes beijaríamos os pés”.  Referia-se o grande mestre espírita ao fato de que, quase sempre, resgatamos nossos débitos e aplainamos nosso caminho espiritual através da ação dos nossos inimigos, os quais nos perseguem em cobrança dos males que contra eles praticamos, em muitas vidas passadas.

Ninguém recebe, gratuitamente, um inimigo em sua vida. Nesse contexto, compreende-se melhor o que ensinou o Mestre Jesus: “Faça a paz com o seu adversário, enquanto estiver a caminho”.

No plano espiritual da vida, somos uma comunidade de Espíritos -  Amigos e inimigos – entrelaçados pelo amor ou pelo ódio. É na reencarnação para a vida física que nos reunimos para resgatar e desfazer os vínculos de ódio que impedem a nossa caminhada espiritual.

A sublime finalidade da vida sobre a Terra  é desfazer o ódio e tornar amigos os antigos inimigos, possibilitando a desejada  evolução espiritual de ambos, devedores e cobradores. 

A vida reúne os Espíritos para os acertos indispensáveis. Seja em família, seja no trabalho, seja por encontros inesperados, sempre estaremos diante de algum inimigo, cujos atos maldosos temos que acolher, como a uma sentença de um juiz. Precisamos perdoar o inimigo que agora nos atinge, para que os laços de amor dissolvam o nódulo que impede o nosso crescimento espiritual. A suprema realização de todas as vidas é APRENDER E EVOLUIR.

Perdoar os inimigos é uma tarefa muito difícil para qualquer um de nós. Entretanto, essa missão se torna mais fácil quando compreendemos a lógica e a eficácia desse ato, em nosso próprio benefício.

Perdoar o inimigo e quase como perdoar-se a si mesmo pelo mal praticado anteriormente e que gerou o acerto de contas atual.


Numa relação com um “inimigo” NINGUÉM É INOCENTE OU VÍTIMA. Todos estão dependentes do Perdão.


.-.-.-.-.-.-.-.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

DE BEM COM A VIDA

1.      O presente é o melhor momento. O passado se foi e o futuro é uma  hipótese.
2.      Qualquer forma de amor vale a pena.
3.      Doe sangue. Doar sangue é doar vida. 
4.      Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Faça amigos.
5.      Não carregue culpa. Perdoe-se e perdoe aos outros.
6.      Sorria! O sorriso alegra o coração.
7.      Cuide da saúde. Coma alimentos saudáveis e faça exames periódicos.
8.      Durma pelos menos oito horas por noite.
9.      Seja gentil. Use e abuse das palavras: obrigado, por favor, desculpe e com  licença.
10.   Seja pontual.
11.   Aprecie a natureza ao seu redor. Ela é o seu “habitat”. Preserve-a.
12.   Quando for possível, ande a pé ou use uma bicicleta.
13.   Dê preferência para consumir produtos orgânicos.
14.   Atenda aos critérios de reciclagem do lixo.
15.   Evite o consumismo. Só compre o que precisar.
16.   Economize água e energia elétrica.
17.   Doe coisas usadas que possam ser úteis para outros. Pratique a caridade.
18.   Zele pela saúde do seu animal de estimação.
19.   Guarde segredos, principalmente, os dos outros.
20.   Não faça promessas. Se fizer, cumpra-as.
21.   Pense positivo. Não complique as coisas simples.
22.   Chore quando tiver vontade, mas não se entregue à tristeza.
23.   Escute com atenção as novas ideias. Você tem direito a mudar de opinião.
24.   Não ignore os problemas, resolva-os. Se não tiverem solução, já estão resolvidos.
25.   Fique em movimento. Ande, faça ginástica ou pratique esporte.
26.   Adote uma posição política, mas aceite que outros adotam posição diferente.
27.   Experimente comida vegetariana.
28.   Não coloque animais silvestres em cativeiro. Apoie políticas ambientais.
29.   Não compre joias ou bijuterias que contenham produtos animais.
30.   Apoie atividades sociais. Telefone para amigos e familiares.
31.   Cada dia é único e não volta mais, não o gaste com reclamações.
32.   Mantenha limpos os seus ambientes. A harmonia depende de pequenos detalhes.
33.   Sempre agradeça às pessoas que lhe ajudaram.
34.   Elogie, pelo menos, uma pessoa por dia.
35.   Leia. Todo o conhecimento e informação estão escritos em algum lugar.
36.   Ouça música.
37.   Ouça com atenção quando as pessoas lhe falarem.
38.   Mantenha a curiosidade. Nunca pare de aprender com a vida.
39.   Aprecie o sucesso alheio e felicite-o.
40.   Adote o bom humor e faça sempre algo bom por alguém.
41.   Use o cinto de segurança e respeite os limites de velocidade nas estradas.
42.   Deixe expresso o seu desejo de doar órgãos.
43.   Não guarde rancor ou ressentimento. Cada um consumirá o fel que  produzir.
44.   Você tem o direito de ficar com raiva, mas não deixe a raiva dominar os seus atos.
45.   Não seja invejoso e nem cultive vícios.
46.   Orgulho e egoísmo são venenos altamente nocivos. Livre-se deles.
47.   Você é imortal e parte do Universo. Nunca se sinta menor ou sem importância.
48.   Deus não pune ninguém, mas permite que cada um colha os frutos que semearem.
49.   NÃO HÁ INFERNO, mas todos teremos reparar nossos erros atuais e passados.
50.   Deus está em você e você está em Deus. Entre em sintonia. Aproveite tão boa  companhia.


.-.-.-.-.-.-.-.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

ANIVERSÁRIO !

Hoje é o dia do meu aniversário. Completo 75 anos de uma vida abençoada, tenho uma família linda: esposa, quatro filhos, dez netos e já aguardo, para 2016, a chegada da primeira bisneta, a Maria Eduarda, inaugurando uma nova geração. Tenho tudo que preciso para um viver simples e agradável.

Num olhar de relance sobre a realidade vivida, posso distinguir algumas fases muito tristes e outras, repletas de felicidade. Compreendo que viver é isso mesmo: receber o bom e o ruim que nos tornará melhores mais à frente. Deve ser assim a vida de todas as pessoas.

Sob o prisma geral, classifico como feliz a minha vida e o faço, principalmente, em função da compreensão de que desfrutei os méritos que construí e saldei débitos urgentes e necessários. Tive encontros e desencontros de almas que estão na mesma caminhada da evolução. Tenho claro que a vida na Terra é um ciclo de resgates e, também, o momento certo para a construção de vidas futuras melhores.

Vejo o ciclo terrestre da vida com serenidade. Acredito que ainda terei muitas vidas e muito resgate por realizar. Cultivo a certeza desse caminhar e evoluir, na Eternidade, sob a proteção de Deus e dos guias e anjos que aceitaram a missão de estar ao meu lado, para me guiar e sustentar, finalmente, no caminho certo, no retorno para Deus.

Não sou e nem nunca fui a melhor pessoa nem, sequer, uma pessoa digna de servir de exemplo para quem quer seja. Como todos, sou apenas uma alma que se esmera em progredir, em cada vida um pouco mais, todavia, certo da vitória, ao final.  

O precioso diamante que brilha e encanta, já foi pedra bruta, até descartável para um olhar menos técnico, mas que mãos hábeis o resgataram e poliram. Somos todos, pedras preciosas, em fase de lapidação pela vida e, até, alguns, sem qualquer lapidação aparente, mas todos, potencialmente, pedras preciosas de grande valor.

Enfim, os anos passam e até uma longa vida, se vê curta num olhar sobre tudo que passou. Costumo dizer para os meus familiares: "Vamos em frente, que atrás vem gente!". Digo isso, no sentido de que não há que ficar chorando pelo leite derramado, quando derramado. A vida nos espera no momento seguinte, no amanhã. Ninguém é vitorioso sentado, chorando, à beira do caminho.

Não gosto de receber presentes. A minha timidez que me deixa constrangido, no entanto, adoro receber parabéns por algo de bom que tenha ocorrido.

PARABÉNS PARA MIM. Feliz Aniversário!


.-.-.-.-.-.-.-.