Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A IDADE DA ALMA

Não há referência dos espíritos sobre a criação das almas. Esse é um assunto que os espíritos não sabem ou não podem revelar à humanidade.

Para falar da idade da alma, logicamente, estaríamos considerando um tempo decorrido e, por isso, é preciso dizer que não há como comparar a contagem de tempo terrestre com o tempo nas realidades espirituais. 

Jesus deixou com os seus discípulos a nova compreensão do tempo. O Apóstolo Pedro ensinou que  1.000 anos na Terra seria como 1 dia na realidade espiritual: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8".  Portando não cabe dizer se um espírito é velho ou novo. Seria ele velho do tempo terrestre ou do tempo fora da esfera física?

A bíblia menciona da criação de Adão e Eva, mas também fala que Caim deixou o lar paterno - Adão e Eva - e foi viver noutro lugar onde fundou uma cidade. Daí se pode admitir a existência de outros seres que habitaram com ele.

O que sabemos da vida do espírito é que ela é única e compreende etapas de vida física e etapas de vida na esfera espiritual. Assim é que o espiritismo ensina que o espírito reencarna muitas vezes, como necessário - cada vida física correspondendo a um objetivo específico para sua evolução - objetivo que se realizará ou não, sujeito que está ao pleno exercício do livre arbítrio.

Esses propósitos ou metas da vida física, estarão sempre relacionados com  aprendizado e evolução, aí incluídos os resgates dos débitos originários de vidas anteriores.

Até aqui não se pode falar nada sobre a idade da alma. Entretanto, por pura observação, julgamos que uma alma possa ser mais velha do que outra, pela aceitação dos fatos da vida humana e pela sabedoria e sobriedade das ações e palavras no relacionamento social.

Julgamos tratar-se de uma alma velha quando encontramos alguém equilibrado, compassivo e voltado para o bem de todos. 

Quase poderíamos dizer que uma alma velha seria aquela com maior capacidade de amar e perdoar os seus semelhantes, no que demonstra, a nosso ver, experiência e sabedoria.

Evoluir é o caminho de todos nós! Estamos aqui para isso. 

Para o espírito, não importa o tempo, importa a evolução espiritual.

-.-.-.-.-.-.-.-



Nenhum comentário:

Postar um comentário