Conquanto o Espiritismo - religião dos espíritos - não tenha podido revelar o processo da criação dos espíritos - como ou quando foram criados - e, apenas, esclarece que o Criador os criou desde sempre e, ainda, os está criando, surge a indagação sobre a "idade" de um determinado espírito.
É uma indagação interessante porque embora os espíritos tenham sido criados imortais, ou seja, que estão sempre vivos em uma ou outra realidade, física ou não física e, ressaltado que o tempo não conta para a eternidade, temos em que uns foram criados antes de outros e, por isso, de alguma forma nos aguça o entendimento de que uns são mais velhos que outros.
Em nosso endentimento limitado de Deus, da eternidade e do Universo, sendo que este já começa a ser referido como uma realidade de MULTIVERSOS - múltiplos universos - intentamos concluir que um espírito é mais velho quando, na condição humana, entre nós, parece-nos uma pessoa mais ponderada e mais justa porque exibe um grau mais elevado de segurança e sabedoria em suas ações e reflexões.
Esse julgamento resulta de critério bastante aceitável, já que se supõe que um espírito cheio de virtudes e qualidades possa ter vivido muitas vidas que lhe trouxeram experiência e sensatez para melhor viver as situações e aflições da pessoa humana.
Assim, diante dessa lógica humana, bastante precária, o senso comum nos leva a considerar uma "alma antiga" aquelas que caberiam nos seguintes critérios, que são anotados ao mero acaso, apenas como possíveis referências para uma alma velha:
- Pessoas que cultivam um relativo isolamento no convívio social exibindo um certo amadurecimento diante da vida, denotando menos apego ao material;
- Aquelas que apreciam ensinar ou aprender e que cultivam os valores intelectuais;
- Aqueles que se aplicam à busca da verdade e evitam seguir líderes duvidosos;
- Geralmente pessoas sensíveis e que amam a justiça e a solidariedade;
- Evitam se colocar em evidência e gostam de promover o amor e a paz;
- São racionais no uso do tempo e de todos os recursos;
- Apreciam o silêncio e a meditação;
- Encantam-se com a natureza, com o Universo e com uma noite estrelada;
- Evitam conversas fúteis e fofocas da vida alheia;
- São aconselhadoras sem nunca impôr suas opiniões;
- Gostam de ler, de ouvir boa música e apreciam os dons artísticos;
- Impregnam de boas energias os ambientes em que exercem atividades ou residem.
E então, que lhe parece, você é uma alma velha? Talvez você não se sinta bem enquadrado nessas qualificações mas, com certeza, conhece alguém dessa tribo.
-.-.-.-.-.-.-