Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Por que Espiritismo?




POR QUE ESPIRITISMO?

O que há de tão especial no Espiritismo? Que "religião" é essa?

O Espiritismo é a terceira grande revelação de Deus aos homens. A primeira nos chegou através de Abraão e Moisés revelando a unicidade de Deus e os seus mandamentos. A segunda nos chegou através de Jesus que nos revelou o reino dos céus e os novos mandamentos do amor e do perdão. A terceira foi a revelação da existência do mundo espiritual e de suas leis. Essa revelação foi feita pelos Espíritos Superiores e desses ensinamentos resultou a Doutrina Espírita.

O Espiritismo abriu as portas do desconhecido. Com ele acendeu-se o farol que dissipou as trevas da nossa ignorância sobre o que ocorre após a morte. Acabou-se o mistério.

Vencida foi a morte que deixou de ser o ponto final da vida. Revelou-se a vida única e eterna do Espírito em sua constante evolução – tanto no mundo físico como no mundo espiritual – e, o que é mais importante, vencido foi o terror do sofrimento eterno que as religiões impuseram aos homens durante tanto tempo.

Com o Espiritismo alcançamos o entendimento da origem e destino da alma humana. Compreendemos e aceitamos o sofrimento e a dor como decorrência de nossos próprios atos. Encontramos um Deus cuja verdadeira face reflete amor, justiça e perdão.

A continuidade da vida e o conhecimento do reino de amor para onde caminham todas as almas foram fatores determinantes para eliminar o pavor da morte que tanto aterrou o ser humano.

A possibilidade de corrigir os próprios erros enquanto constrói o seu futuro, no qual se insere a multiplicidade de vidas necessárias a todo o aprendizado, confere ao homem o “status” de grandeza e dignidade compatível com a centelha divina que o criou e que levou o salmista a exclamar:

“Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. Todavia, como homens, haveis de morrer”  Salmos 82:6 e 7.

A Doutrina Espírita veio ensinar as coisas espirituais e mostrar o roteiro da caminhada da alma pelo universo e na eternidade, em busca da própria perfeição. Veio mostrar ao homem que é imprescindível caminhar para a LUZ, para a VERDADE e para o AMOR. Veio ratificar que, no curso das muitas existências, lutas, aprendizados, provas e provações, todos têm total acesso às muitas MORADAS preparadas pelo PAI.


.-.-.-.-.-.-.-.


Um comentário:

  1. O que mais me encanta na Doutrina Espírita, é o fato de não ser dogmatizada por homens que dizem falar por Deus, que é um verdadeiro insulto, não só a Ele como também à nossa inteligência.
    Tudo o que se encontra no Espiritismo é explicado, sem mistérios, sem rodeios, sem conveniências.

    Obrigado, querido amigo por compartilhar de sua sabedoria conosco. É uma grande atitude de carinho e doação. Que Deus e os Espíritos de força e luz, continuem lhe guiando, para sempre nos presentear com suas palavras de amor, caridade e paz.

    Grande abraço.

    Paulo

    ResponderExcluir