Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, CE, Brazil
Espírita - Brasil

quarta-feira, 11 de junho de 2014

BRASIL - ORIGENS

Tenho evitado postar matérias no Blog porque elas aparecem com alterações no texto, que dificultam a compreensão ou até dão ideia diversa do pretendido.
Este texto é um pequeno teste para ver se o problema foi sanado:


A Nação é um grupo de pessoas que possuem valores conjunturais em comum que os incita a permanecerem juntos. Portanto são valores culturais que formam o alicerce primeiro do grupamento que passar a se expressar como nação. A esses valores básicos da cultura se agrega a necessidade de estabelecer um território para viver e para que essa nação se expresse como entre as Comunidades.

O Estado ou País surge quando a Nação se organiza politicamente e se coloca com um só ser, um "todo soberano" que expressa suas vontades e requisita a preservação dos seus direitos fundamentais de existir perante as demais nações já organizadas em Estados.

Nesse Passo, será criada a Lei Básica do País, os símbolos nacionais que o representarão no concerto das idéias, assim como, será estabelecida a propriedade do Território que, efetivamente, ocupa, defende e mantém.

O Estado é então uma pessoa de Direito Público, cujo finalidade é abrigar a nação (ou as nações) que se juntaram para cria-lo.

Curiosamente, o Brasil - nosso País - não obedeceu à cronologia acima para a criação do País.  Ele foi decretado pelo elemento invasor, à revelia das comunidades que aqui viviam e que detinham o território.  

As novas terras descobertas foram, inicialmente, como uma Colônia do país invasor, sendo elevado, posteriormente, a Vice-Reino por  interesses de açãoes administrativa e, posteriormente, elevado à condição de "Reino-Unido" para ter "status" em acomodar a Corte européia que aqui veio asilar-se, por razões de política externa deles. 

Com o retorno da Corte ao seu País e, sentindo-se ela incapaz de defender sua Colônia, já então, Reino Unido, foi vista a conveniência de que um herdeiro da Coroa, dominadora, fosse intitulado Imperador do Brasil.

Em todo esse tempo, uma nova comunidade foi criada, surgida dos europeus que para cá se transladaram e pela miscigenação das raças (europeia, índios nativos e negros trazidos da África como escravos). A comunidade dos Brasileiros. A nova raça adaptou suas culturas entre si criando um elemento cultural novo.

As comunidades que aqui habitaram foram gradual e sistematicamente dizimadas no interesse dos invasores inicialmente e dessa nova comunidade, posteriormente.

Politicamente, o Território e os governos iniciais foram estabelecidos pelo grupo invasor e dominador. A partilha das terras conquistadas entre os nobres do País europeu deu origem aos Estados que hoje formam o Brasil.

O verdadeiro país soberano chamado Brasil efetivou-se, plenamente, apenas, com a Proclamação da República em 1891 e a promulgação da sua primeira Constituição.



.-.-.-.-.-.-.-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário