Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Religião e Ciência

Religião e ciência são duas expressões da inteligência universal, ambas se expressam pelos homens mas são muito mais que isso. Ambas se originam e se expandem para além dos - seres físicos ou espirituais - conquando sejam instrumentos momentâneos para a evolução do ser humano.

Religião e ciência se fundirão em momento próprio, desbatadas do excesso que lhes está agregado em termos de aceitação e não aceitação, de ambas as partes, fatores no momento, essenciais ao propósito de ambas, posto que uma não pode ser limitante da outra.

Chegará a hora de conhecermos todos as civilizações espalhadas pelo universo quando muitos conceitos terrenos não se sustentarão, mas outros serão amplamente confirmados, como verdades universais.

Já se tem admitido que somos uma civilização muito atrasada no contexto da evolução - admitidos ambos os critérios - da evolução do conhecimento científico e da evolução espiritual.

Há afirmações de que a Terra seria uma planeta de "banidos" ou uma espécie de penitenciária entre os planetas e galáxias. 

Pelo lado espírita, a Terra está classificada como um planeta de resgate, o que de certa forma, já admite que estão os que erraram e que têm algo que pagar ou por consertar, decorrentes dos mesmos erros em "etapas" anteriores da vida.  Aqui estariam também, espíritos renitentes no mal, com oportunidade de aprenderem a amar e mudar o rumo para a necessária evolução.

O que vai mudar quando interagirmos com outras civilizações?

Além de uma tremenda ampliação do nosso entendimento sobre todo o universo, teremos a oportunidade de encontrar soluções para muitos dos nossos problemas ou encontrarmos os caminhos para isso.

Independentemente de todo avanço, científico, religioso ou cultural, parece-me que não muda nada no conceito de que há uma fonte criadora de todas as coisas, um princípio universal que tudo engloba e que nos agrada chamar de Deus.

Portanto, ciência e religião - nossas ou de outras civilizações - estão contidas no mesmo príncípio de onde emanam todas as realidades e conhecimentos.

Feliz Ano Novo!
28/12/2018

.-.-.-.-.-.-.-.


DEUS

Transcrevo, abaixo, trecho da postagem "Deus e os deuses", do site https://www.aetherius.org/god-and-the-gods/ :


"O que é Deus?

Deus é conhecido por muitos nomes - o Absoluto, Jeová, Brahma, Espírito, Divindade, o Divino, o Criador, e o Arquiteto Divino sendo aqueles comumente usados nos ensinamentos da Sociedade de Aetherius. Todas as grandes religiões adoram o mesmo Deus sob diferentes nomes - interpretando Deus de maneiras diferentes e focalizando diferentes aspectos do que Deus é. Lamentavelmente, no entanto, algumas vezes os ensinamentos religiosos atribuem erroneamente falhas básicas e demasiadamente humanas à sua imagem de Deus - retratando Deus como um ser irado, ciumento e vingativo que feriu seus inimigos.
Deus não é um homem velho com uma longa barba branca sobre uma nuvem que envia pessoas que ele gosta ao paraíso eterno e pessoas que ele não faz ao inferno eterno, respondendo ou ignorando orações de acordo com seus caprichos. Deus também não favorece as pessoas de uma religião sobre outra - e certamente não as pessoas de um país ou raça em detrimento de outro. O avanço espiritual de alguém não é determinado por um cartão de membro, um passaporte ou cor de pele - mas pelo amor em seus corações e pela sabedoria em suas mentes, que eles colocam em serviço ativo para os outros em dedicação a um princípio superior.
Deus não é uma pessoa - porque Deus está acima disso. Deus como criador é às vezes chamado de "ele", e Deus como preservador é às vezes chamado de "ela" - mas Deus como Deus não é nem ele nem ela, mas ambos e muito mais, daí o pronome "it" é usado algumas vezes.
Deus é tudo - e ainda mais do que isso - porque, além de ser tudo na criação, Deus também está acima da criação. Deus é eterno e infinito - e ainda mais atemporal que a eternidade e mais vasto que o infinito. A essência de tudo na criação é Divina - e o significado da vida é realizar essa Divindade e refletir cada vez mais sua suprema perfeição; derramar as limitações que Deus impôs a si mesmo - e deixar que a maravilhosa luz resplandeça para todos.
As leis da criação não são criadas apenas por Deus - mas são Deus. Deus é as verdadeiras leis da física; Deus é lógico; Deus é a lei do karma . Tudo na criação acontece dentro dos limites das grandes leis de Deus. Algumas dessas leis podem parecer "científicas" e outras "espirituais" - mas isso é uma distinção feita pelo homem, e todas essas leis estão, de fato, perfeitamente em harmonia umas com as outras - e, em última análise, todas as leis são uma só.
As leis de Deus não são leis de punição e recompensa, e não podem ser distorcidas ou escapadas ou mal usadas como as leis do homem - porque elas são leis naturais que são a própria estrutura da manifestação.
Deus é simplicidade. Deus é amor. Deus é vida. Mas acima de tudo: Deus simplesmente - é."

domingo, 2 de dezembro de 2018

Evolução

Falar sobre a evolução do homem, como criatura humana ou como espírito criado eterno por Deus, é muito díficil, já estaremos pisando terreno de discordância e, principalmente, muito fanatismo religioso. E, tratando-se, ainda, de envolver o aspeto "sagrado" de crenças e religiões, as quais queremos e devemos respeitar.

Também, uma abordagem por leigo, na forma de um bate-papo informal, deve deixar claro que não vão aqui conhecimentos científicos novos ou evidências que conduzam a novos raciocínios ou teorias.

Dessa forma, estou fazendo o que sempre faço, ao escrever nesse Blog, ou seja, vou expor opinião - forma de pensar - que não vale mais do que um entendimento comum e pessoal.

Adoro assistir a vídeos científicos e buscar entender um pouco mais da evolução humana, da evolução do Planeta Terra e, mesmo, da criação e evolução do Universo, como o conhecemos.  Parece-me que sempre acrescento novos ângulos para análise do porque estamos aqui e para quê, ou seja, de onde viemos e para onde vamos, como seres individuais e como humanidade.

Apesar de gostar muito da abordagem científica que ouço e vejo nos vídeos da internet, nenhuma das teorias e mesmo comprovações científicas me satisfaz completamente, sobre o que disse acima - da nossa origem e destinação. 

Gosto muito desses estudos e informações, que SÃO MARAVILHOSOS, mesmo para um entendimento leigo, entratanto, há um componente que sempre omitido, intencionalmente ou não, por desconhecimento ou por descrença, que é o fator que podemos chamar de fator espiritual.

Acredito na evolução dos seres e de tudo o mais, no Universo, mas acredito também, na existência do princípio inteligente que habita os corpos terrestres, em momentos inconscientes (reinos mineral e vegetal) ou momentos com mais ou menos consciência, no reino animal. O princípio inteligente seria, então, o componente primordial e que dá quase todo o sentido total à aventura da vida e da evolução.

Apesar de que presente em toda a criação, o fator espiritual só se torna uma individualidade presente e consciente da sua existência, quando habita o corpo humano, onde atua com raciocínio, razão e entendimento. Nessa etapa humana, o princípio inteligente já se conhece como um "ser" independente do corpo que habita e que lhe pertence para uso, enquanto útil aos seus propósitos. Ele é o dono do corpo com todo o domínio dessa condição e, portanto, pode usá-lo para escrever o seu próprio destino, através do livre arbítrio, de que já está dotado.

A partir desse momento primordial, o princípio inteligente, passa a acumular conhecimentos e experiências - num plano objetivo - e entende que esse é o caminho da sua evolução para reunir-se novamente com o PRINCÍPIO INTELIGENTE UNIVERSAL que, na linguagem usual, chamamos de Deus.

Nesse ponto, o princípio espiritual inteligente já é desegnado como espírito ou ALMA, que possui identidade própria e traça a sua própria trajetória para a elevação em pureza e espiritualidade. Os espíritos tem vida própria e habitam regiões espirituais condizentes com a sua condição de elevação.

Vivendo no "plano espiritual" ou como habitante de um globo terrestre, os espíritos não são afetados pela morte.

A extinção do corpo físico em que habita apenas liberta o espírito para o retorno ao "lar espiritual" a que pertençe ou a que faça jus. Levará consigo, as experiências da etapa de vida que concluiu. As virtudes já estarão incorporadas como evolução para todas as novas etapas de vida.

Na etapa espiritual, o espírito aprende, medita e trabalha com vistas à mesma evolução espiritual. A cada tempo e evolução ele incorpora saber e luz e, assim, habitará sempre novas realidades espirituais de felicidade e paz. Essa situação nos demanda pensar na eternidade como o campo de trabalho, para a busca e encontro da felicidade plena.

Essa é a minha forma de entendimento e sei que ela confronta o entendimento da quase totalidade das pessoas, com quem convivo, adeptas da teoria criacionista e da salvação por mérito de terceiros, sem a necessidade de um tremendo esforço próprio, mas, destaco que essa é a minha opinião, uma uma livre opinião calcada nos conhecimentos das revelações do Espiritismo.

Gosto desse entendimento de que todos têm direito à felicidade suprema junto ao nosso Criador.

Somos livres para pensar e escolher, mas somos escravos da nossa própria evolução!

Euleir Eller - Fortaleza - Brasil (2018)
-.-.-.-.-.-.-.-