Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Evolução

Falar sobre a evolução do homem, como criatura humana ou como espírito criado eterno por Deus, é muito díficil, já estaremos pisando terreno de discordância e, principalmente, muito fanatismo religioso. E, tratando-se, ainda, de envolver o aspeto "sagrado" de crenças e religiões, as quais queremos e devemos respeitar.

Também, uma abordagem por leigo, na forma de um bate-papo informal, deve deixar claro que não vão aqui conhecimentos científicos novos ou evidências que conduzam a novos raciocínios ou teorias.

Dessa forma, estou fazendo o que sempre faço, ao escrever nesse Blog, ou seja, vou expor opinião - forma de pensar - que não vale mais do que um entendimento comum e pessoal.

Adoro assistir a vídeos científicos e buscar entender um pouco mais da evolução humana, da evolução do Planeta Terra e, mesmo, da criação e evolução do Universo, como o conhecemos.  Parece-me que sempre acrescento novos ângulos para análise do porque estamos aqui e para quê, ou seja, de onde viemos e para onde vamos, como seres individuais e como humanidade.

Apesar de gostar muito da abordagem científica que ouço e vejo nos vídeos da internet, nenhuma das teorias e mesmo comprovações científicas me satisfaz completamente, sobre o que disse acima - da nossa origem e destinação. 

Gosto muito desses estudos e informações, que SÃO MARAVILHOSOS, mesmo para um entendimento leigo, entratanto, há um componente que sempre omitido, intencionalmente ou não, por desconhecimento ou por descrença, que é o fator que podemos chamar de fator espiritual.

Acredito na evolução dos seres e de tudo o mais, no Universo, mas acredito também, na existência do princípio inteligente que habita os corpos terrestres, em momentos inconscientes (reinos mineral e vegetal) ou momentos com mais ou menos consciência, no reino animal. O princípio inteligente seria, então, o componente primordial e que dá quase todo o sentido total à aventura da vida e da evolução.

Apesar de que presente em toda a criação, o fator espiritual só se torna uma individualidade presente e consciente da sua existência, quando habita o corpo humano, onde atua com raciocínio, razão e entendimento. Nessa etapa humana, o princípio inteligente já se conhece como um "ser" independente do corpo que habita e que lhe pertence para uso, enquanto útil aos seus propósitos. Ele é o dono do corpo com todo o domínio dessa condição e, portanto, pode usá-lo para escrever o seu próprio destino, através do livre arbítrio, de que já está dotado.

A partir desse momento primordial, o princípio inteligente, passa a acumular conhecimentos e experiências - num plano objetivo - e entende que esse é o caminho da sua evolução para reunir-se novamente com o PRINCÍPIO INTELIGENTE UNIVERSAL que, na linguagem usual, chamamos de Deus.

Nesse ponto, o princípio espiritual inteligente já é desegnado como espírito ou ALMA, que possui identidade própria e traça a sua própria trajetória para a elevação em pureza e espiritualidade. Os espíritos tem vida própria e habitam regiões espirituais condizentes com a sua condição de elevação.

Vivendo no "plano espiritual" ou como habitante de um globo terrestre, os espíritos não são afetados pela morte.

A extinção do corpo físico em que habita apenas liberta o espírito para o retorno ao "lar espiritual" a que pertençe ou a que faça jus. Levará consigo, as experiências da etapa de vida que concluiu. As virtudes já estarão incorporadas como evolução para todas as novas etapas de vida.

Na etapa espiritual, o espírito aprende, medita e trabalha com vistas à mesma evolução espiritual. A cada tempo e evolução ele incorpora saber e luz e, assim, habitará sempre novas realidades espirituais de felicidade e paz. Essa situação nos demanda pensar na eternidade como o campo de trabalho, para a busca e encontro da felicidade plena.

Essa é a minha forma de entendimento e sei que ela confronta o entendimento da quase totalidade das pessoas, com quem convivo, adeptas da teoria criacionista e da salvação por mérito de terceiros, sem a necessidade de um tremendo esforço próprio, mas, destaco que essa é a minha opinião, uma uma livre opinião calcada nos conhecimentos das revelações do Espiritismo.

Gosto desse entendimento de que todos têm direito à felicidade suprema junto ao nosso Criador.

Somos livres para pensar e escolher, mas somos escravos da nossa própria evolução!

Euleir Eller - Fortaleza - Brasil (2018)
-.-.-.-.-.-.-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário