Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

sábado, 2 de outubro de 2021

VOCÊ ESTÁ TRISTE?

Não há como viver a vida sem estar triste algum dia ou por algum tempo. Muitas são as ocorrências, inesperadas ou não, que nos fazem conviver com sentimentos de tristeza e abatimento moral. 

A tristeza mais leve e passageira será neutralizada pelo tempo e por novas ocorrências mais felizes e gratificantes. Entretanto, se uma tristeza se mostra profunda e duradoura é conveniente que ela seja compreendida e tratada com a ajuda de profissionais da saúde, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras, conforme o quadro da ocorrência.

Como todas as pessoas, a minha vida está repleta desses momentos alternados de tristezas ou de alegrias. Creio que não haja exceções, até Jesus chorou no monte das Oliveiras e teve momento de raiva quando expulsou do templo os mercadores de Jerusalém.

Eu completei 81 anos de idade. Julgo-me com boa saúde física e emocional. Quando completei 80 anos houve festa e muita alegria. Foi muito gratificante ver a família reunida - filhos, genros e nora, netos e  bisneta - compartilhando comidas, bebidas, bolos, doces e salgados, jogos e brincadeiras. Esse foi um dos momentos mais alegres que vivi, em família. Eu me senti um vencedor e agradeci a Deus aquela oportunidade maior de comemorar a vida.

A vida não é um mar de rosas, de puras alegrias, e nem um mar de sofrimento e tristezas. Ela é um conjunto de fatos que se encaixam em um roteiro que pré-elaborado que, se cumprido, nos levará a atingir a meta principal que é a elevação espiritual. 

A vida do corpo não é a vida do nosso espírito, pelo contrário, é o espírito que dá vida ao corpo. Resumindo: Somos um espírito que anima um corpo físico para que através dele vivamos as experiências terrestres. 

O corpo morre e permanece sobre a Terra. O Espírito voa até as paragens espirituais, de onde veio, e lá analisará a sua passagem sobre a Terra para ver se cumpriu a missão a que se propôs para o seu crescimento espiritual. Não é questão de julgamento por terceiros, é questão de conscientização e usufruto do que se fez credor. 

Por isso se diz que, no viver de agora, estamos preparando a vida futura em outras esferas mais espiritualizadas onde, em algumas, já não haverá dor, doença ou tristeza.

Seja o momento terrestre de tristeza ou alegria, em todo o momento estamos aprendendo algo e restabelecendo o equilíbrio para a caminhada para momentos futuros. Se sofremos, certamente, estamos tristes, mas reparando erros e acumulando conhecimentos dos quais ainda necessitamos.

Nesse momento, é bom lembrarmos as palavras que Chico Xavier mantinha na parede do seu quarto: ISSO TAMBÉM PASSA!  Todo o momento vivido é passageiro e só o conhecimento e a experiência que extraímos das ocorrências nos acompanharão ao final.

Se você estiver triste, saíba que para tudo há uma razão e que não há nada que ocorra ao acaso. Tudo tem um vínculo, recebemos o que merecemos e se acaso a tristeza se faz presente, ela também é necessária para a nossa evolução.

Precisamos aceitar a tristeza, compreendê-la e superá-la. Não existe razão ou finalidade em aprofundar a tristeza para além do momento em que ocorre. Devemos compreender o momento, agradecer a Deus a realidade da vida e pedir Sua proteção e orientação para a superarmos nossa tristeza.

Tudo que não pudermos resolver será resolvido pelo nosso Pai e Criador. A fé pode remover montanhas.

Deus nos abençoe a todos.

.-.-.-.-.-.-.


Nenhum comentário:

Postar um comentário