Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

domingo, 12 de agosto de 2018

Ser Pai

Estarei completando 78 anos daqui a seis dias. Já posso ver um longo caminho percorrido e vislumbrar um pequeno trecho de estrada para trilhar. Posso olhar para trás e ver uma história de vida, onde desfilam dificuldades vencidas e muitas realizações que deram sentido e lógica ao "viver".

É muito bom quando - fazendo um pequeno balanço, por alto, e sob nosso ponto de vista - podemos vislumbrar um saldo positivo.

Hoje é dia dos pais e, claro, meus filhos vão se reunir para me dar os devidos parabéns. Serão momentos de muita alegria: Risos, abraços, comilanças e fotos da turma.

É por isso que estou escrevendo essas poucas palavras sobre "ser pai". Arrirsco-me a dizer que ser pai foi, com certeza, a melhor realização da minha vida. Isso sem querer me aventurar em pensar que sou bom pai ou que sou o melhor pai do mundo.

Qual o tamanho da alegria de ver os filhos correndo, brincando, nadando ou jogando um futebol com a gente? Qual o grau do orgulho de vê-los alfabetizado e, depois, sabendo as ciências melhor do que a gente mesmo sabe.

A vida deles, dos nossos filhos, se torna mais importante do que a nossa. A felicidade deles é a nossa felicidade.

É difícil ser pai. Como dizem: os filhos chegam sem manual de instruções e ninguém nos ensina como ser pais. Ocorre uma jornada de duplo aprendizado, pai e filho aprendem juntos suas importantes funções na formação da família. Na visão infantil do filho o pai é o ser que sabe todas as coisas e que pode todas as coisas. O pai compreende que o filho é frágil e dele depende para sobreviver e aprender o necessário para se um adulto útil e responsável.

Agradeço a Deus a bondade de me haver dado quatro filhos - um homem e três mulheres, destas uma que me foi presenteada com três anos. Agradeço por haver tido os meios econômicos para cria-los com dignidade e segurança. Agradeço, principalmente, por serem eles excelentes pais e mães.

Ser pai é grande ato de amor.


.-.-.-.-.-.-.-.



Nenhum comentário:

Postar um comentário