Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A RAIVA É NORMAL OU É PECADO?

Diante dos ensinamentos de Jesus sobre amar aos inimigos e perdoar àqueles que nos fazem mal, a primeira ideia que temos sobre sentir raiva é a de que a raiva é um sentimento incompatível coms os ensinamentos do Mestre Jesus. Principalmente, quando Ele mesmo enfatizou que DEUS É AMOR.

Mas quem nunca sentiu raiva?

Acho que todos nós e, muitas vezes, já sentimos raiva de alguém ou de algo que nos aconteceu. Quando morre alguém muito querido, por exemplo, às vezes até em tenra idade, é quase normal um sentimento de raiva do destino ou da providência divina.

Mas, o bom da história de hoje, é dizer que sentir raiva não é pecado e até pode ser considerado uma coisa normal. 

Quem poderá dizer que Jesus não sentiu raiva dos mercadores do templo quando os expulsou a poder de chicote?

Claro que não podemos tomar o episódio do Jesus no templo como comparável à raiva que, às vezes, nos acomete diante de injustiças e tantos outros fatos similares. Jesus expressou o seu "zelo pelas coisas sagradas". 

Como assim ter raiva não ofende a Deus?

Ter raiva é um sentimento dos mais comuns e nunca será ofensa aos ensinamentos do Mestre ou à Deus, desde que esse sentimento não fique guardado nos nossos corações.

São claros os ensimentos deixados na Bíblia: 

- "Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4:26...) e 

- "irai-vos e não pequeis, consultai no travesseiro o coração e sossegai" (Salmos 4:4).

É preciso não alimentar a raiva com atos que a provoquem ou a ampliem e, sobretudo, que a raiva não dure mais que os momentos da sua ocorrência.  Que ela não dure mais do que o dia da sua ocorrência.

A sabedoria popular já estabeleceu que a raiva é uma má conselheira e que nenhuma decisão deve ser tomada nos momentos de raiva. 

Também se diz que a raiva é um veneno que só é consumido por quem o produziu. Já pensou você produzir um veneno e guardá-lo para você mesmo ir sorvendo aos poucos, todos os dias da sua vida? 

Não à toa Jesus enfatizou: "Fazei as pazes com o vosso inimigo enquanto estais no caminho". A vida terrestre é o caminho aonde encontramos, necessariamente, aqueles com quem temos pendências a resolver, seja no campo familiar, seja no convívio social.

Claro que é difícil ter a capacidade de perdoar nos momentos de raiva.  Mas o importante é que quem precise perdoar tome a decisão de perdoar e o faça pouco a pouco, pelo menos. 

A eternidade é nossa aliada no progresso do nosso espírito. Muitas vidas (na vida única do espírito) nos aguardam para os ajustes necessários à evolução espiritual. 

-.-.-.-.-.-.-.-


sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A VIDA NA TERRA É NOSSA, SÓ NOSSA.

Ninguém inicia uma viagem sem um roteiro e um destino. Vivendo na terra não somos um corpo de carne, somos um ser espiritual que dispõe de um veículo carnal para vivermos múltiplas experiências.

A vida terrestre é uma viagem do espírito. Serão muitas essas viagens para que o espírito obtenha todo o conhecimento para a sua evolução.

A nossa vida não começa quando nascemos aqui. Somos seres espirituais e somente o nosso corpo da terra nasceu no dia do nosso nascimento dessa vidana Terra.

Nosso espírito veio de uma das moradas do Pai e voltará para lá, no fim da vida desse corpo que ocupamos.

Cada etapa da vida terrestre está planejada dentro de uma finalidade, embora sujeita ao livre arbítrio do espírito que pode ou não seguir esse roteiro pré-estabelecido.

A condição do espírito de estar preso a um corpo terrestre é comparável à de um aluno que frequenta uma escola: Findo o curso, o aluno terá adquirido conhecimentos e qualificações para a prática do viver. Para o espírito a vida aqui é uma viagem para estudos e práticas.

Deus nos dá um roteiro e o cerca de todas as condições para o sucesso da viagem. As condições sociais que nos cercam ao nascermos na terra são os meios compatíveis com a meta que nos propusemos alcançar.

Os companheiros de jornada: família, amigos e adversários se mesclam nesses meios necessários e são as ferramentas para o nosso crescimento espiritual.

Tudo está previsto para o sucesso.  Realizar o que está projetado é a melhor opção oferecida a todos que aqui chegam. No entanto, o espírito pode desviar-se para para outros caminhos no exercício da sua liberdade de ação. 

Desviar-se do roteiro orignal, poderá resultar na perda de sua oportunidade de evolução. Nesse caso, a viagem terá que ser reiniciada em nova oportunidade, eventualmente, agravada por novos débito a resgatar. 

Ninguém pode dizer: Deus me criou e traçou o meu destino! 

O que chamamos destino é, na verdade, um roteiro de vida. O destino, como pensamos, será sim o resultado das nossas decisões.

Traçar um roteiro, sim, a sabedoria divina o faz. Impor um destino, nunca. Deus respeita o livre arbítrio concedido ao ser humano.

O destino de cada um, portanto, depende das proprias decisões.

A dica do sucesso é seguir o mestre. Jesus nos traçou o caminho e nos mostrou os tesouros que devemos buscar. Caminhar pelo caminho que é Jesus, é decisão de cada um. O mestre nunca falou em riquezas, beleza e nem em poder. Falou sim, em humildade, perdão, servir ao próximo e viver em paz.

Concluindo:

A vida na terra é nossa, só nossa, podemos fazer o que quisermos sabendo que, de tudo, nossa consciência nos pedirá contas, a cada etapa vivenciada.

-.-.-.-.-.-.-.-

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Nascer - Viver - morrer - renascer-VIVER SEMPRE!

Que belo é o ciclo da vida: Como uma semente que nasce, vive, morre e renasce. Assim vai o espírito a cada momento buscando a sua evolução até à perfeição.

Quantas vidas serão necessárias para que um espírito - criado simples e sem conhecimentos - evolua em conhecimentos, em espitualidade e em perfeição, para um dia da eternidade se unir ao  criador, através da comunidade dos espíritos puros?

Viver - morrer - renascer : EVOLUIR SEMPRE. Essa é a verdade do Espírito diante das muitas vidas físicas - etapas da vida única -  necessárias para alcance da perfeição.

Nesse viver, morrer e renascer, incluem-se os lapsos de tempos de vida sem corpos físicos, em que a vida continua plena nas esferas espirituais. Nesse tempo, o espírito medida e evolui em conhecimentos. Esses conhecimentos serão postos à prova nas seguintes das vidas físicas.

Nas vidas físicas o espírito está totalmente entregue ao seu livre arbítrio e assim pode cristalizar no perispírito (corpo astral)  a aquisiçao das virtudes da sua real evolução.

Os períodos na vida astral ocorrem em comunidades mais ou menos menos felizes, em situações coerentes com o grau de evolução espiritual já alcançado. 

Analizando e compreendendo suas imperfeições, o espírito reformula os seus propósitos e se dispõe a nova vida terrena para sedimentar e comprovar sua evolução. 

A busca da pureza e da felicidade é inerente ao espírito. Para isso foi criado. Esse caminho é o caminho de todo espírito. O reino do céu será conquistado pelos méritos de cada um.

O que me parece mais importante frisar é que NÃO HÁ PUNIÕES OU CONDENAÇÕES ETERNAS. Deus não pune! 

O espírito a sim mesmo cria sua condição de felicidade ou infelicidade durante o trajeto da sua evolução. As situações ruins, menos ruins ou boas - estão à mercê da aquisição de méritos próprios. O trajeto é o mesmo para todos mas cada espírito exerce o seu livre arbítrio de escolher o seu caminho. 

Finda a etapa terrestre, o espírito é atraído para comunidades onde adequadas às suas condições espirituais. Não há aí punição. Há apenas adequação para o equilíbrio geral. A realidade evolutiva é o parâmetro para habitar o mundo espiritual.

Nesse caminho evolutivo, ninguém está proibido de progredir rumo a felicidade maior. Mas cada espírito tem que mostrar o merecimento de habitar os lugares mais felizes.

Ninguém ficará eternamente preso à lugares ruins. Novos propósitos ensejarão nova vida e nova oportunidade de fazer por merecer.

O Espiritimo não lida com CULPA E MEDO para atrair os homens a um caminho mais digno e correto. O Espiritismo é um fator de esperança e conforto espiritual, a serviço da evolução de toda a humanidade.

O Espiritismo não VENDE ESPERANÇA em troca de recursos terrestres. Ao contrário, oferece de graça o que de graça oferece o Senhor Jesus e os Espíritos de Luz. Revela ao mundo a realidade espiritual.

Nada no universo dá saltos. Tudo e todos progridem no tempo da eternidade. No tempo de Deus.

Estamos no caminho. O dever é ser melhor a cada dia da nossa  vida por aqui.

-.-.-.-.-.-.-.-


sábado, 3 de setembro de 2022

CITAÇÃO: Invocação da Maestria.

Eu gosto muito de ler e sempre encontro coisas bonitas ou valiores nas minhas leituras, facilitadas, agora pelo uso da internet.  Reproduzo o texto abaixo que achei lindo:

Fonte: http://www.noamorquegeraluz.com.br/artigo/invocacao-da-maestria/


Invocação da maestria

EU SOU um Mestre,
Dançando através das dimensões. 

EU SOU um Mestre das possibilidades,
Tecendo os amanhãs do AGORA. 

Eu Sou um Mestre do equilíbrio,
Saltando na corda bamba da Vida.

Eu Sou um Mestre
Cuja força é compaixão. 

Eu Sou um Mestre
Que brinca com o infinito. 

Eu Sou um Mestre
Que afaga as estrelas. 



Invocação extraída do livro
"O que é o corpo de Luz "
De Tachira Tachi Ren
Pag 146