Que belo é o ciclo da vida: Como uma semente que nasce, vive, morre e renasce. Assim vai o espírito a cada momento buscando a sua evolução até à perfeição.
Quantas vidas serão necessárias para que um espírito - criado simples e sem conhecimentos - evolua em conhecimentos, em espitualidade e em perfeição, para um dia da eternidade se unir ao criador, através da comunidade dos espíritos puros?
Viver - morrer - renascer : EVOLUIR SEMPRE. Essa é a verdade do Espírito diante das muitas vidas físicas - etapas da vida única - necessárias para alcance da perfeição.
Nesse viver, morrer e renascer, incluem-se os lapsos de tempos de vida sem corpos físicos, em que a vida continua plena nas esferas espirituais. Nesse tempo, o espírito medida e evolui em conhecimentos. Esses conhecimentos serão postos à prova nas seguintes das vidas físicas.
Nas vidas físicas o espírito está totalmente entregue ao seu livre arbítrio e assim pode cristalizar no perispírito (corpo astral) a aquisiçao das virtudes da sua real evolução.
Os períodos na vida astral ocorrem em comunidades mais ou menos menos felizes, em situações coerentes com o grau de evolução espiritual já alcançado.
Analizando e compreendendo suas imperfeições, o espírito reformula os seus propósitos e se dispõe a nova vida terrena para sedimentar e comprovar sua evolução.
A busca da pureza e da felicidade é inerente ao espírito. Para isso foi criado. Esse caminho é o caminho de todo espírito. O reino do céu será conquistado pelos méritos de cada um.
O que me parece mais importante frisar é que NÃO HÁ PUNIÕES OU CONDENAÇÕES ETERNAS. Deus não pune!
O espírito a sim mesmo cria sua condição de felicidade ou infelicidade durante o trajeto da sua evolução. As situações ruins, menos ruins ou boas - estão à mercê da aquisição de méritos próprios. O trajeto é o mesmo para todos mas cada espírito exerce o seu livre arbítrio de escolher o seu caminho.
Finda a etapa terrestre, o espírito é atraído para comunidades onde adequadas às suas condições espirituais. Não há aí punição. Há apenas adequação para o equilíbrio geral. A realidade evolutiva é o parâmetro para habitar o mundo espiritual.
Nesse caminho evolutivo, ninguém está proibido de progredir rumo a felicidade maior. Mas cada espírito tem que mostrar o merecimento de habitar os lugares mais felizes.
Ninguém ficará eternamente preso à lugares ruins. Novos propósitos ensejarão nova vida e nova oportunidade de fazer por merecer.
O Espiritimo não lida com CULPA E MEDO para atrair os homens a um caminho mais digno e correto. O Espiritismo é um fator de esperança e conforto espiritual, a serviço da evolução de toda a humanidade.
O Espiritismo não VENDE ESPERANÇA em troca de recursos terrestres. Ao contrário, oferece de graça o que de graça oferece o Senhor Jesus e os Espíritos de Luz. Revela ao mundo a realidade espiritual.
Nada no universo dá saltos. Tudo e todos progridem no tempo da eternidade. No tempo de Deus.
Estamos no caminho. O dever é ser melhor a cada dia da nossa vida por aqui.
-.-.-.-.-.-.-.-
Nenhum comentário:
Postar um comentário