Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, CE, Brazil
Espírita - Brasil

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BLOG - PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Hoje, 19 de janeiro de 2012, O nosso Blog completa seu aniversário.

Os números nos indicam que estamos no caminho certo: Foram 180 matérias publicadas e 6.275 visitas. Essa é uma ocorrência bastante significativa para um blog individual, oriundo da simples vontade de escrever algo em prol de difundir a Doutrina Espírita.

Como uma espécie de auto-homenagem relembro a nossa primeira postagem, não só como histórica da curta existência do blog mas, também, porque contém os pensamentos básicos que inspiraram o início desse trabalho:

QUARTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2011

"A fé Espírita é a fé raciocinada

É com muito prazer que inicio este BLOG, dedicado a apreciação de temas espíritas, buscando, é lógico, a associação de idéias e pontos de vista individuais, sempre considerando o interesse de reunir os que comungam da fé Espírita ou dela são simpatizantes.

Não espero apenas concordâncias. Aceitarei as divergências respeitosas para ampliar o entendimento de cada tema. Refletir sobre nossas crenças reforça e revigora o nosso entendimento sobre Deus e suas manifestações. Mas, antes de tudo, raciocinar sobre o significado de cada uma delas.

Esse blog não pretende ter a última palavra sobre qualquer tema, até porque, o que se busca aqui é a divulgação das idéias espíritas, aí ficando implícito a busca do esclarecimento sobre as verdades espirituais.

Participo da idéia de que o Espíritismo não é uma religião. Ele é, antes de tudo, um conjunto de verdades espirituais reveladas com vistas a alicerçar a fé de quantos pretendem seguir os passos de Jesus, por isso que tais conhecimentos seriam adequados a adoção por qualquer religião. O espiritismo se baseia numa fé pura, livre de dogmas ou imposições, baseadas em revelações, reflexões e lógica. 

Cada indivíduo é livre e responsável pelo seu aprimoramento espiritual. Portanto, sua fé deve resultar de um entendimento da espiritualidade e seus atos são reflexo desta realidade e não preceitos estipulados por terceiros.

Espero ter deixado claro que não é adequado, neste espaço, discutir puras divergências entre as religiões.

Se houvesse que eleger um tema central para o nosso espaço, elegeria a FÉ como sustentáculo comum entre todas as religiões. É deste ponto, em um ambiente de respeito ecumênico, que pretendo partir.


 

"A fé é uma fonte de água viva, nascendo espontaneamente na alma daquele que crê. É reverência profunda, aliada aos mais altos conceitos de serviço e responsabilidade, diante das concessões sublimes do Pai Eterno.
A fé é um tesouro indestrutível e um bem intransferível, porque é uma aquisição nascida e consolidada dentro do mundo interior de cada um, dentro do coração.”
(citação de psicografia  - Chico Xavier)

2 comentários:

  1. Zulluz ( A Poetisa )Jan 25, 2011 07:39 AM
    Zulmira Cordeiro Lasasa
    Amar as pessoas, respeitá-las como ser humano em quaisquer circunstâcias, ajudá-las nas dificuldades... "Este é o PERFIL de meu GRANDE AMIGO EULEIR"
    Um grande abraço.
    Com carinho de Zulmira.
    ResponderExcluir
  2. Dr. Alexandre H.Eller, MDJan 29, 2011 08:38 AM
    Visitei muitos blogs religiosos depois que ajudei meu pai a criar esse espaço para discutir temas tão louváveis.
    Ele não percebeu mas sem querer se expôs claramente como realmente é: Um cronista da vida!
    Vejo que todas as postagens até são como as carinhosas conversas que sempre tivemos de pai para filho. Sempre com a única preocupação de estar sempre presente e a minha disposição e nunca a de estar certo.
    Se isso não o qualifica para discorrer sobre o espiritismo, o que mais poderia?
    Não são os anjos e guias qeu sempre estão ao nosso lado nos ofertando auxílio mesmo quando erramos por livre-arbítrio.

    Meu pai, meu anjo, meu amigo de longas caminhadas...

    Vida longa ao Seu Blog!!! "

    MUITO OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS E LEITORES QUE ESTIVERAM CONOSCO E NOS INCENTIVARAM NESSE PROJETO. Abraço. Euleir Eller.



    .-.-.-.-.-.-.-. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário