É com muito prazer que inicio este BLOG, dedicado a apreciação de temas espíritas, buscando, é lógico, a associação de idéias e pontos de vista individuais, sempre considerando o interesse de reunir os que comungam da fé Espírita ou dela são simpatizantes.
Não espero apenas concordâncias. Aceitarei as divergências respeitosas para ampliar o entendimento de cada tema. Refletir sobre nossas crenças reforça e revigora o nosso entendimento sobre Deus e suas manifestações. Mas, antes de tudo, raciocinar sobre o significado de cada uma delas.
Esse blog não pretende ter a última palavra sobre qualquer tema, até porque, o que se busca aqui é a divulgação das idéias espíritas, aí ficando implícito a busca do esclarecimento sobre as verdades espirituais.
Participo da idéia de que o Espíritismo não é uma religião. Ele é, antes de tudo, um conjunto de verdades espirituais reveladas com vistas a alicerçar a fé de quantos pretendem seguir os passos de Jesus, por isso que tais conhecimentos seriam adequados a adoção por qualquer religião. O espiritismo se baseia numa fé pura, livre de dogmas ou imposições, baseadas em revelações, reflexões e lógica.
Cada indivíduo é livre e responsável pelo seu aprimoramento espiritual. Portanto, sua fé deve resultar de um entendimento da espiritualidade e seus atos são reflexo desta realidade e não preceitos estipulados por terceiros.
Espero ter deixado claro que não é adequado, neste espaço, discutir puras divergências entre as religiões.
Se houvesse que eleger um tema central para o nosso espaço, elegeria a FÉ como sustentáculo comum entre todas as religiões. É deste ponto, em um ambiente de respeito ecumênico, que pretendo partir.
"A fé é uma fonte de água viva, nascendo espontaneamente na alma daquele que crê. É reverência profunda, aliada aos mais altos conceitos de serviço e responsabilidade, diante das concessões sublimes do Pai Eterno.
A fé é um tesouro indestrutível e um bem intransferível, porque é uma aquisição nascida e consolidada dentro do mundo interior de cada um, dentro do coração.”
(citação de psicografia - Chico Xavier)
2 comentários: