Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

CADA DIA É UMA GOTA DE SABEDORIA

Quando precisamos nos encontrar com os ensinamentos espíritas, parece que a vida vai nos colocando diante dos fatos que a isso nos conduzem: Seja um livro, um papo ao acaso com uma pessoa desconhecida ou uma doença estranha que os médicos não conseguem diagnosticar. 

Na verdade, um fato aqui outro ali e lá vamos nós nos aproximando das verdades espíritas. Assim, de repente, estamos nós diante de algo muito maior e de uma nova realidade, sob a qual vivemos, que nem nos dávamos conta, que é a realidade do mundo físico e do mundo espiritual que, longe de serem realidades separadas e compartimentadas, na verdade se tocam e se interpenetram.

A realidade espiritual, de tão forte e contundente presença em nosso cotidiano, até nos choca, num primeiro contato, no entanto, o nosso intelecto nos impulsiona para compreender sobre o mundo em que vivemos e sobre o mundo em que viveremos após essa passagem pela Terra.

Passamos a compreender as trocas energéticas entre as pessoas e entre esses mundos ou realidades. Passamos a entender que cada pessoa precisa equacionar suas defesas para neutralizar o "mal" que nos queira atingir.

Por exemplo: Uma pessoa que sem mais nem menos sente-se esgotada, sem nenhum esforço que o justifique, pode estar sendo drenada em suas energias vitais por outra pessoa ou por uma entidade espiritual. Com o aprendizado espírita tomamos ciência dessas e de muitas outras circunstâncias que podem trazer desequilíbrio para a vida e a saúde do ser humano.

Todas as religiões e crenças são partes de uma verdade total: A verdade de Deus. Felizes os que não se fanatizam em defesa de pontos de vistas por serem, contraditórios de outras idéias. A verdade está espalhada pelo Universo  e se manifesta sob diversas formas de revelação. 

O amor de Deus resplende em tudo que foi criado e resplende, também, em tudo que é forma de manifestação do amor.

Vamos colocar a verdade como sendo um pote de ouro só alcançável com o saber e a virtude. A ciência pode vislumbrar a verdade, através do saber mensurável e. ainda ssim, não compreende-la. A religiosidade pode caminhar pela linha do saber espiritual, mas carecer do saber da ciência e da prática das virtudes, todos necessários.

Deus é Único. A vida é única. O saber a todos acessível está, no entanto, espalhado pelo Universo. Não será alcançado no ensino limitado do sectarismo. 

Quando o sábio afirmou que "só sei que nada sei" não estava manifestando perplexidade ou simples ignorância, mas sim, que chegara perto da verdade mas que havia muito que aprender.




Viver é aprender e evoluir !


Cada dia nos reserva uma gota de sabedoria !



.-.-.-.-.-.-.-.







Nenhum comentário:

Postar um comentário