Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A IDADE DA ALMA

Não há referência dos espíritos sobre a criação das almas. Esse é um assunto que os espíritos não sabem ou não podem revelar à humanidade.

Para falar da idade da alma, logicamente, estaríamos considerando um tempo decorrido e, por isso, é preciso dizer que não há como comparar a contagem de tempo terrestre com o tempo nas realidades espirituais. 

Jesus deixou com os seus discípulos a nova compreensão do tempo. O Apóstolo Pedro ensinou que  1.000 anos na Terra seria como 1 dia na realidade espiritual: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8".  Portando não cabe dizer se um espírito é velho ou novo. Seria ele velho do tempo terrestre ou do tempo fora da esfera física?

A bíblia menciona da criação de Adão e Eva, mas também fala que Caim deixou o lar paterno - Adão e Eva - e foi viver noutro lugar onde fundou uma cidade. Daí se pode admitir a existência de outros seres que habitaram com ele.

O que sabemos da vida do espírito é que ela é única e compreende etapas de vida física e etapas de vida na esfera espiritual. Assim é que o espiritismo ensina que o espírito reencarna muitas vezes, como necessário - cada vida física correspondendo a um objetivo específico para sua evolução - objetivo que se realizará ou não, sujeito que está ao pleno exercício do livre arbítrio.

Esses propósitos ou metas da vida física, estarão sempre relacionados com  aprendizado e evolução, aí incluídos os resgates dos débitos originários de vidas anteriores.

Até aqui não se pode falar nada sobre a idade da alma. Entretanto, por pura observação, julgamos que uma alma possa ser mais velha do que outra, pela aceitação dos fatos da vida humana e pela sabedoria e sobriedade das ações e palavras no relacionamento social.

Julgamos tratar-se de uma alma velha quando encontramos alguém equilibrado, compassivo e voltado para o bem de todos. 

Quase poderíamos dizer que uma alma velha seria aquela com maior capacidade de amar e perdoar os seus semelhantes, no que demonstra, a nosso ver, experiência e sabedoria.

Evoluir é o caminho de todos nós! Estamos aqui para isso. 

Para o espírito, não importa o tempo, importa a evolução espiritual.

-.-.-.-.-.-.-.-



quinta-feira, 30 de março de 2023

HOMEM x ESPÍRITO, QUAL É O MAIS FORTE?

O Espiritismo trata de divulgar as verdades espirituais que, a seu tempo, decidiu a providência que homens delas tomassem conhecimento, posto que a humanidade não estava preparada para receber esses ensinamentos, ao tempo do Mestre entre nós.

Nesse contexto, o Espiritismo elucida muitos assuntos e, entre eles, destaca-se a vida dos espíritos após a morte do corpo físico.

Ficou revelado que a vida do espírito abrange os períodos das vidas físicas e os períodos das vidas não físicas, ou seja, a vida do espírito não sofre solução de continuidade.

Sempre se fala sobre o mal que espíritos podem fazer aos homens, sugerindo os vícios, os prazeres reprováveis e, mesmo, o cometimento de atos ruins ou criminosos. Isso ocorre realmente, mas tem suas limitações.

O assunto da nossa conversa de hoje se fixa nesse momento em que o espírito não tem o corpo físico, mas vivendo no que chamamos espiritualidade, tem a possibilidade real de interagir com os seres humanos, na Terra.

Essa interação dos espíritos com os homens sempre foi admitida, desde os primórdios da história humana e, inclusive, está consagrada no texto bíblico, quando Moisés proíbe a invocação dos mortos; quando a pitonisa mantém um diálogo com o espírito do Profeta Samuel e, também, quando Jesus conversa com Moisés e o Profeta Elias, no episódio da Transfiguração. 

Também as "possessões" por espíritos e as muitas expulsões dos espíritos malignos, feitas por Jesus e seus apóstolos, são provas  irrefutáveis desse relacionamento humano/espiritual. 

Quando o Apóstolo Pedro foca os seus ensinos nesse assunto da comunicação com espíritos, ele diz aos primeiros cristãos que não se deve dar ouvidos a qualquer espírito mas, apenas, "aos que forem espíritos de Deus". Nesse texto, o Apóstolo Pedro reconhece o relacionamento com os espíritos e, enfatiza, com quais espíritos deve ocorrer essa interação. 

Todos os espíritos têm a faculdade de interagir com os homens.

"Orai e vigiai, para que não entreis em tentação" foi o ensino de Jesus para que os cristãos se coloquem a salvo das insinuações dos espíritos maldosos e menos elevados espiritualmente, que se acercam ao plano mental das pessoas.

Quase podemos dizer que, a todo momento, espíritos - bons ou maus - estão a postos, desejosos de influir na vida dos homens.

Como identificar o tipo de espírito para aceitar ou rejeitar esse relacionamento conosco? 

Homens são espíritos encarnados. Espíritos são os homens desencarnados. Logo, somos todos espíritos, os mesmos filhos de Deus, em momentos diferentes da vida única e imortal que nos deu o Criador. 

É aqui que convém ressaltar o famoso Livre Arbítrio de que gozam todos os espíritos - encarnados ou não.

Apesar dessa independência e igualdade de direitos, homens e espíritos influenciam uns aos outros, atuando através do campo mental. 

Nesse campo mental devenvolve-se a batalha entre o Bem e o Mal. Então somos nós encarnados o próprio campo de batalha.

O lado do bem que atuam para ajudar a elevação de todos os espíritos e o lado do mal, onde militam os espíritos menos evoluídos, quase sempre dedicados a disseminar a maldade, os vícios e atuações vingativas. Ambos os lados buscam influenciar as decisões e atos dos homens.

Se o mal nos ataca, o Bem nos protege mas, tudo isso, está sujeito ao nosso livre arbítrio. 

Quem vai ganhar essa batalha?

Nossos pensamentos e nossas ações serão o fator decisivo para a vitória de um dos lados. O nosso livre arbítrio decidirá sempre quem vai influir, ou até mesmo, dominar as nossas vidas.

Os espíritos podem influenciar a vida dos homens, mas só se para isso tiverem permissão.

O homem é mais forte porque ele tem o poder de decidir se vence o mal ou se vence o bem, na sua caminhada de aprendizado e evolução espiritual sobre a Terra.

A isso se referem o texto: "Livrai-nos do mal, Amém!"Bem,


  -.-.-.-.-.-.-.-


quarta-feira, 22 de março de 2023

O KARMA


A Lei da Ação e Reação (carma) já é a Justiça Divina que se materializa sem julgamentos e sem condenação.

Cada ser carrega consigo, na consciência, o próprio julgamento e a própria sentença: A obrigação de colher os frutos semeados e, no plano espiritual, ser atraído para a comunidade de espíritos compatível com a sua elevação espiritual.

Ninguém julga. Ninguém condena.

A Lei é que cada um colha os frutos das próprias ações.

Essa lei da ação e reação é geral. Ela dispõe que colhamos os frutos bons e os negativos, sem distinção. Serão colhidos frutos da boa semeadura e os da má semeadura.

Quase sempre que se fala em CARMA logo nos vem à mente os momentos difíceis, as partes ruins ou desconfortáveis da nossa caminhada sobre a terra. Isso ocorre porque temos a tendência de esquecer o bem que recebemos e de lembrar sempre o mal que nos ocorre.

Há o bom carma e o carma ruim.

O CARMA é o registro de todas as ocorrências das nossas vidas - atos, fatos, pensamentos - bons ou maus.

Portanto, nosso carmo é a nossa bagagem espiritual.

Dessa bagagem que estará sempre conosco - débitos e créditos - resultarão as circunstâncias que moldarão nossas vidas futuras, como espíritos encarnados ou não em corpos físicos. Nossa vida no plano etéreo está delineada para estarmos em comunidades formadas por grupos homogêneos: mesmos interesses e mesma elevação espiritual.

Os bons conviverão com os bons e os maus com os maus. Daí resulta moradas melhores e moradas piores. Cada um colhendo o que semeou.

As vidas terrestres são oferecidas para a evolução do espírito, por meio da prática do bem e das virtudes.

Vivendo na Terra hoje, estamos colhendo os frutos de vidas passadas.

Os maus resultados de vidas passadas estarão sendo colocados no caminho para que sejam corrigidos com decisões melhores que apaguem os resultados ruins e elimine o carma negativo.

Hoje estamos construindo as condições de nossas vidas futuras.

Deus não nos pune. Se temos benesses ou carências na vida presente, devemos receber essas condições como bênçãos de Deus. Por isso, devemos aceitá-las e nos aplicarmos para corrigir os equívocos anteriores.

Tudo será pago "ceitil por ceitil", até o último ceitil, como ensinou Jesus, no texto bíblico anotado no evangelho de Mateus 5:19-47.

Mas o CARMA não é uma prisão. Em qualquer momento ele pode se alterar conforme o merecimento de haver cumprido o necessário resgate dos débitos e de perseverar na prática das boas ações, do amor e do perdão. Por isso está dito: O amor cobre uma multidão de pecados.

Por exemplo: Se o carma de alguém impõe viver uma vida em família, presente os laços de ódio e vingança, esse carma estará sanado quando os envolvidos se amarem e se recomporem. Disso trata o texto bíblico "Faça a paz com o seu inimigo enquanto estiverem no caminho-Mateus 5:25".

O nosso carma nós o construímos, para o bem ou para o mal. Não podemos culpar a ninguém pelas circunstâncias da nossa vida na Terra.




-.-.-.-.-.-.-.-







sábado, 11 de março de 2023

Prece para a cura do doente:

Senhor Nosso Deus.

Eu te peço, Senhor, que me conceda a graça de poder enviar energias de amor e de saúde, que emanam de Ti, para a cura do (NOME) que se encontra enfermo.

Permita-me, Senhor, doar minhas energias para que os Médicos Espirituais possam tocar os corpos físico, mental e espiritual de (NOME) e se inicie o processo de cura daquela enfermidade.

Peço que a Tua Luz bendita toque as células enfermas e as restaurem ao bom funcionamento para que foram criadas.

Permita que essa Luz flua por sua corrente sanguínea e desperte os centros de defesa do seu organismo, provocando a reação orgânica que processará a cura. E q ue a sua aura seja limpa de toda a energia negativa que está causando a enfermidade.

Senhor, só Tu sabes o que é melhor para cada um de nós, no entanto, apresento o meu pedido confiado na Tua infinita misericórdia e diante da minha fé que se nutre nos ensinamentos do Mestre Jesus de que, se pedirmos com fé, receberemos.

Que Assim Seja!”

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

INFERNO - SEM CONDENAÇÃO ETERNA

SEM AS CONDENAÇÕES ETERNAS

Eu encontrei grande satisfação quando consegui me libertar, via Doutrina Espírita, do conceito de inferno como condenação eterna para os espíritos, após uma vida vivida no Planeta Terra.

Dois pontos principais são impostos aos fiéis como forma de dominação, em proveito da religião: A culpa pela imperfeição e o medo de ir para o inferno.

O Espiritismo mudou esse quadro perverso e transformou medo e culpa em esperança e liberdade, trazendo a certeza de um Deus magnânimo e justo, onde se compreende que DEUS É AMOR.

Os espíritos nos trouxeram ensinos valiosos que nos permitem viver uma vida normal, ciente das ocorrências após a vida na Terra. Essas revelações contradizem a realidade religiosa dos humanos, quando o assunto é esse das culpas e condenações.

Os argumentos religiosos da culpa e do medo são extremamente eficazes para criar um elo de escravização mental, posto que o ser humano nunca se enquadra no padrão de virtude e santidade exigidos para, ao fim de uma vida de lutas e sacrifícios, figurar entre os "escolhidos" para chegarem ao céu.

Essa escravidão produz poder e ganhos efetivos, em dinheiro e poder, já que as entidades religiosas, já que os fiéis procuram um meio de satisfazer as exigências "celestes", ditadas por pregadores e mercadores da fé.

Então, a questão é compreender como lidar com culpas e possíveis condenações eternas.

O Espiritismo - conjunto dos ensinos trazidos pelos espíritos - nos mostra uma realidade menos complexa do que o ensino religioso ortodoxo oferece ao ser humano:

- Mostra que os espíritos estão sempre em evolução, não importando que ainda estejam em piores condições no quesito do crescimento espiritual;

- Mostra que não há condenações eternas, já que estas condenações impediriam a evolução de todos os espíritos;

- Mostra que o espírito foi criado simples e sem conhecimentos espirituais para que evolua por seus próprios méritos, com as vidas físicas e o exercício do livre arbítrio;

- Mostra que o espírito, após deixar o corpo terrestre, habitará locais felizes, locais com menos felicidade ou locais de nenhuma felicidade, sempre como oportunidades de  análise e compreensão dos seus atos e decisões no curso das vidas físicas, que foram as oortunidades de aprendizado e evolução espiritual.

- Enquanto evolui, o espírito é julgado apenas pela sua própria consciência, para que trace o caminho mais necessário para a sua evolução, aí contida a necessária reparação dos danos causados, anteriormente, a si ou a outrem, no exercício do seu arbítrio. Nesse ínterim, goza do grau de felicidade ou ausência dela, a que fez por merecer, enquanto formula novos planos para o seu crescimento espiritual.

- a eternidade é o campo de vida do espírito. Viverá mais ou menos vidas físicas, conforme adquira os conhecimentos e virtudes aqui disponíveis para ascenção.

Em resumo: O espírito vem a Terra para viver a vida física e com ela construir o caminho da sua felicidade, atual e futura.

Esse caminho é a pratica do bem e o exercício do amor e do perdão.

 A dica principal é seguir o Mestre. Jesus disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Melhor assim: SEM CONDENAÇÕES ETERNAS!


-.-.-.-.-.-.-.-



quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Nascimento do Corpo e a vinculação ao Espírito que o habitará.

Nosso bate papo de hoje são comentários sobre Doutrina Espírita. Os interessados em aprofundar esse conhecimento devem consultar os muitos livros da Doutrina transmitida pelos Espíritos.

Quando se inicia uma gestação na Terra, inicia-se a formação de um corpo fisico que vai abrigar um espírito por determinado tempo terrestre. 

Ao final da gestação, o corpo nascerá já ligado ao espírito que o habitará.  Dessa parceria corpo-espírito resultamos todos nós. 

O espírito não foi criado nessa gestação. O espírito é um princípio inteligente que já existia e que foi condicionado a juntar-se ao corpo do bebê que nasceu.

O corpo é o veículo pelo qual o espírito se manifestará na Terra para realizar suas vontades, interesses e para realizar todo o aprendizado que veio buscar para a sua evolução espiritual. 

Durante a vida útil daquele corpo que recebeu por empréstimo, o espírito pensa, age e recebe do corpo as sensações de suas ações, ou seja, o espírito percebe as sensações através do corpo. 

Não é o corpo que tem vontades, é o espírito.

Mas, começamos o texto falando da gestação do corpo físico e é nessa linha que gostaria de continuar, desta vez, pensando como se houvesse um período gestativo no lado espiritual.

Pense em você, vivendo a experiência de vir encarnar num corpo minúsculo, cuja formação se inicia num ponto quase invisível a olho nu. Como se transcorre essa situação?

Você é um espírito. Tem um corpo espiritual. Tem uma vibração adequada à esfera espiritual que habita. Tem a sua própria Luz e suas atividades. Tem a memória de todas as suas  vidas (memórias boas ou memórias ruins). Enfim, você tem um contexto de vida permanente. Quais transformações precisam ocorrer para sair de uma situação plena de vida para outra situação infinitamente menor, sem trazer consigo suas condições prévias.

Pense em você nascendo numa maternidade, em casa ou em outro local, de repente você respira e está vivo sem fazer nenhuma ideia de onde, como, por que e para que, está nesse lugar.  Claro que o bebê não indaga nada, apenas vive. Mas o espírito que habita o corpinho era um espírito pleno, livre e habitava regiões bem diferentes. Não é interessante pensar nessa transição?

Reencarnar, até certo ponto, é uma opção do espírito, para crescer espiritualmente. Mas também é condição obrigatória para aqueles que ainda não alcançaram clareza para as suas decisões. Também, é um remédio para aliviar sofrimento, dores e angústias, sempre com foco na melhora das condições espirituais.

Poderiamos dizer que enquanto o corpo gera dentro da mãe, o espírito também vai se transformando de espírito pleno em uma redução de si mesmo para o início da experiência terrestre, no que encerra "esquecer" tudo de sua existência e nascer completamente desembaraçado dos fatos e memórias que carregava.  

Esse esquecimento é provisório até que cesse a necessidade de habitar o corpo terrestre.  Após a experiência terrestre, em momento oportuno, o espírito retoma todas as condições anteriores, incorporando, então, o progresso obtido na etapa terrestre.

São referidas câmeras especiais para renascimento e pessoal espiritual especializado para conduzir o processo pelo qual o espírito renasce no meio físico, na condição de não portar nenhum conhecimento ou experiência. 

Muitas vezes, o espírito/bebê que nasce já mostra na infância desse corpo, dons, tendências ou gostos especiais. Acho que isso esteja vinculado a merecimento próprio ou à própria missão de vida que veio realizar.

Para que todo o esquecimento?

Para que o espírito não esteja condicionado a nada nas decisões que vá tomar na vida e possa, assim, ser o único responsável dos seus atos.

Considerando que a morte aqui é a porta para o renascimento no lar espiritual, de onde viemos, podemos considerar que o nascimento daqui é como uma morte "provisória" do espírito do lado de lá. Digo isso apenas para efeito de compreensão.

A missão de todos na Terra é viver, simples assim. 

Claro que, de preferência, colhendo bons frutos para a sua evolução espiritual, objetivo das vidas terrestres.


-.-.-.-.-.-.-.-

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O NOVO ANO - 2023

 O novo ano chegou. Todos nós formulamos os melhores votos de felicidade e realizações para os nossos amigos. ´

Há também os que formularam resoluções de vida ou propósitos econômicos e sociais para o ano que começa. 

Fiz essa experiência uma vez e foi espetacular. Coloquei na minha lista desejos mais fáceis e desejos bem mais difíceis. 

Até hoje me surpreendo de como o universo se moveu naquelas direções e quase tudo se realizou, até os desejos menos prováveis.

Faça a sua lista. Não importa que as pessoas riam dos seus projetos e desejos, o universo leva a sério os seus propósitos. 

Essa lista é o seu desejo começando a criar a sua realidade. Ela também te estimula a agir na direção que lhe parece melhor para que as coisas ocorram. Ela funciona como um lembrete de coisas a realizar.  

Mas, o principal, é que você vai ver as coisas acontecendo naquela direção que, antes, era apenas sonho. Até propostas de terceiros podem chegar, compatíveis com aqueles propósitos.

Ter propósitos na vida é dizer para o universo preparar o nosso caminho naquela direção.

Faça um teste nesse ano de 2023, coloque sonhos no papel e guarde esse papel numa gaveta que só você manuseia. Leia essa lista de vez em quando e pense naquelas coisas começando a se tornar realidade.  

Pense apenas em coisas boas. Não pense em coisas ruins para os outros porque esses desejos podem se realizar e tirar seus méritos perante o universo, na realização dos desejos bons que pensou para você.

O ano no Brasil está indicando um ano de alegrias, felicidades e realizações pessoais. Como dizem os mais jovens: Embarque nessa VIBE!

Desejos a todos que o ano de 2023 lhes realize todos os desejos bons. Desejo, também, que todas as pessoas estejam bem cientes de que são seres espirituais, vivendo uma breve viagem na Terra, para logo retornar ao "lar espiritual" de onde vieram.

Abraços a todos que lerem estas palavras.


-.-.-.-.-.-.-.-



sábado, 24 de dezembro de 2022

NASCIMENTO - Aniversário

Natal significa nascimento ... natalidade ... aniversário.

Enfim, chegou o dia de aniversário mais comemorado no mundo ocidental. Metade da população mundial está comemorando agora o nascimento de uma pessoa. Uma pessoa muito especial. Uma pessoa tão importante que dividiu a contagem cronológica dos anos em ANTES e DEPOIS, do seu nascimento. Feliz aniversário JESUS! Obrigado por sua vida entre nós e obrigado pelo tanto de amor e de esperança que a Sua vida na terra significou para nós.

O filho de Deus, por excelência, nasceu entre nós. 

Jesus nasceu entre nós humilde e pobre para se igualar aos menos favorecidos nascidos em nossa Terra. 

Nasceu pobre e trouxe para nós a maior riqueza que poderíamos almejar, que é a felicidade eterna na realidade de Deus.

Possuindo o universo, Ele nasceu pobre e humilde entre nós para, assim, ensinar e guiar a todos pelo caminho da riqueza espiritual.

Deus é Espírito. Jesus é Espírito. Nós somos Espíritos.

Resulta bem claro que a riqueza maior é possuir a espiritualidade plena que mais nos aproxime do nosso Criador, de Jesus.

Hoje comemoramos o aniversário mais importante que poderíamos pensar. Comemoramos o nascimento Daquele que nem precisaria nascer entre nós, num planeta que é um grão de areia dentro da Galáxia Via Láctea, galáxia que, por sua vez, é também, um grão de areia no Universo.

Imaginemos a grandeza de Jesus e a humildade que aceitou para viver entre nós. O rei de todo o universo, baixou a um dos menores planetas do seu reino só para estar entre nós e nos ensinar o caminho para a grandeza espiritual, para a verdadeira vida.

Jesus nos ensinou o caminho para chegar até onde ele VIVE E REINA. Ensinou-nos o caminho para nos levar à realidade do nosso Criador. 

Em apenas 30 anos de vida, um rapaz ainda, Jesus desbravou para nós o caminho da felicidade plena e da grandeza espiritual que nos estão destinadas

Feliz Aniversário, Jesus!

E muito obrigado por viver em nós como um pai que protege e guia.

Muito obrigado. Que a sua luz banhe sempre o nosso planeta Terra com energias de amor e paz entre todas as pessoas.

Feliz Natal a todos. 


-.-.-.-.-.-.-.-

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

VIVER MUITO OU VIVER POUCO

Nascemos e logo estamos caminhando para um momento em que a vida cessa para o nosso corpo. Cessa para o corpo físico, mas continua plena para a vida espiritual onde sempre estaremos vivendo, quando não encarnados na terra.

Programados que estamos, no corpo físico, para evitar a morte e viver muitos anos, às vezes nos intriga uns viverem muitos anos e outros viverem poucos anos. Qual seria a lógica dessa conta?

Como espíritos encarnados, quanto mais tempo estivermos vivos na Terra, mais tempo teríamos para evoluir espiritualmente, através da prática do bem e das boas ações.

Na verdade, quando estamos envelhecendo, já acumulamos mais experiência para tomar as decisões certas e para sermos mais pacientes e coerentes com as decisões no sentido de serem corretas e justas.

Viver sobre a terra significa exercitar o livre arbítrio para todas as decisões do que fazer e do que não fazer, enfim, de melhor decidir para si e para a coletividade.

Para o espírito encarnado, o que seria melhor, viver muito tempo ou um pouco menos do que a velhice limitadora?

Eu tenho 82 anos e meio. Como devo classificar a minha idade? Já vivi muito tempo? Já vivi um tempo adequado? Devo pensar em viver muitos anos mais de vida?

Sobre a idade em si e a vida que transcorre, o melhor é ter saúde, autonomia e, ainda melhor, se sentir participante e pronto para o tempo que vier.

É muito bom, quando a gente ouve algo assim: "Como você está bem! ou você não reflete a idade que tem!" 

Bom, eu não sei se vou morrer amanhã ou no ano que vem. Sei que me sinto bem, com a mente clara e cheio de disposição para a vida.

Mas, não é sobre mim que eu quero escrever hoje. Aprofundando um pouco, o nosso assunto é quanto tempo é adequado ao espírito viver, mesmo que o "homem encarnado" gostasse de viver muitos e muitos anos.

O período mais adequado para a vida - olhando pelo lado espiritual, do espírito encarnado - é exatamente o tempo necessário para que o espírito desenvolva a missão que veio aqui realizar.  Essa missão, compreende o resgatar erros e o evoluir no conhecimento das virtudes e prática do bem.

Ninguém veio aqui para rezar o tempo todo e, às vezes, desprezar as coisas boas da vida física. Viver é uma arte. Tudo conta. Até erros e acertos contam para o aprendizado e para a evolução. Quase sempre, aprendemos mais com nossos erros do que com os nossos acertos. 

O ideal para o espírito é viver uma vida focada no ideal do bem. No caminho vamos fazendo os acertos e contas para que, no final, a vida tenha valido a pena para o espírito que veio aqui encarnar.

Claro que quase só falei da vida física. Mas é sempre bom relembrar que a vida real é a vida do espírito, pois essa continua pela eternidade, mesmo que em muitas outras experiências de vidas físicas.

Estamos em época de Natal. Muito bom a festa em família, as comilanças e a alegria das  crianças com os presentes recebidos. Foi o nascimento de Jesus na Terra que nos legou esse momento alegre de nossa vida social.

Comemoramos o Jesus vivo, que um dia nasceu na terra para nos ajudar a evoluir.

Feliz Natal a todos que lerem esta página. Que jesus tenha lugar sempre no coração de cada um e, principalmente, que todas as decisões do nosso caminho contenham um pouco do que Jesus nos ensinou.

Boas Festas!


-.-.-.-.-.-.-.-

terça-feira, 8 de novembro de 2022

O LADO DE LÁ

Como vai ser estar do lado de lá, quando morrermos aqui na terra?

Nascer e morrer são atos idênticos, em sentido opostos, quando se considera o período de existência do ser físico, ou seja, a realidade humana. A morte daqui é um renascimento no plano espiritual e vice-versa.

A vida de lá é a vida verdadeira do espírito que nunca cessa. Lá compreenderemos melhor a nossa existência espiritual e porque o espírito precisa das vidas físicas para evoluir espiritualmente.

Lá estaremos livres das muitas necessidades daqui. Lá estudaremos, meditaremos, trabalharemos, teremos sempre quem nos oriente, exerceremos trabalhos e profissões correspondente à realidade espiritual.

Mas, enquanto aqui estamos, A maior parte de toda a humanidade vive despreocupada e até desconhece que somos seres espirituais, momentaneamente encarnados, e que vamos, mais hoje, mais amanhã, voltar a ser apenas espíritos.

De repente, morremos na terra e já estaremos vivos no mundo dos espíritos. Com a graça de Deus e com algum merecimento, seremos recebidos e esclarecidos sobre a nova realidade desse momento em que retornamos à vida espiritual.

Então, já estaremos convivendo com os espíritos como iguais e até como famílias espirituais. 

Acreditando ou não, essa é a realidade.  Seremos espíritos simplesmente habitando a realidade espiritual em que acreditávamos ou não acreditávamos, enquanto viventes na terra.

Não terra estamos esquecidos do passado espiritual para vivermos como ser humano, tomando suas próprias decisões e aprendendo e evoluindo. Nada condiciona a vontade do espírito encarnado para que ele mesmo possa ter o mérito da sua evolução espiritual.

Na esfera espiritual, independentemente dos ensinos religiosos e das filosofias humanas, ou se em anda acreditávamos existir após a morte, estaremos vivos e pertencendo a uma comunidade espiritual. Essa  realidade espiritual não depende dos ensinamentos terrestres e nem se acreditávamos ou não nela.  Ela existe e nos abarca. 

Se queremos ou não estar lá também não depende de escolha nossa.  

Se pensávamos que íamos para “o colo de jesus” ou se teríamos direito a ser recepcionados por Deus, também não está em questão.  

Estaremos no mundo espiritual ocupando o lugar a que fizermos jus, correspondente à nossa evolução como seres espirituais eternos.

Quanto mais aprendermos sobre a realidade espiritual que nos foi revelada pelos que aqui estiveram e que, agora, estão do “lado de lá”, mais fácil será a nossa adaptação ao mundo espiritual.

Também, ser espírita, católico, crente ou budista, não altera a esfera da espiritualidade a que teremos acesso, pois só a nossa bagagem evolutiva definirá nosso lugar após deixarmos a terra.

Após a questão da evolução de cada um, poderemos estar reunidos por afinidades de interesses de estudo, realizações científicas ou das artes.

Quanto a estarmos mais felizes ou menos felizes, em lugares alegres e sadios e ou em lugares de sombras e menos felizes, isso estará definido, por atração, pelo tipo de energias que estaremos ainda carregando no corpo espiritual - o perispírito.

A religião verdadeira é a prática do amor, da caridade, do perdão, da solidariedade e do temor (respeito) a Deus. Jesus nos mostrou o caminho. 

Nosso lema na terra deve ser: "Ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje".

Um mundo de felicidade nos espera. Temos uma eternidade para aprender e evoluir. Temos um Deus que nos perdoa e nos facilita novas vidas para corrigirmos os erros e aprendermos o que for preciso.

O espírito está sempre vivo: com um corpo físico ou sem ele, mas com o corpo espiritual que nunca perece.


-.-.-.-.-.-.-.-


quarta-feira, 19 de outubro de 2022

NOVA VIDA - NOVO CORPO (REENCARNAÇÃO)

 Bem Aventurados os que sofrem... 

Por que Jesus nos ensinou sobre o sofrimento como sendo algo extremamente bom?

Ninguém gosta de sofrer!

Há os que sofrem muito. Há os que sofrem pouco. Há os que não sofrem quase nada. Qual é a lógica do sofrimento?

Quem distribui o sofrimento... ou esse. grau de sofrimento?

No espiritismo está dito que nada é fruto do acaso, toda a ocorrência tem a sua razão e finalidade. Deus não é injusto e, mais, DEUS NÃO PUNE AS PESSOAS.

Excetuando o Mestre Jesus que veio a esse mundo físico em missão que comportava muito sofrimento - com fins de trazer o homem ao real caminho da evolução espiritual, todo sofrimento tem origem na correção dos desequilíbrios decorrente dos atos e decisões equivocados dos seres em evolução. Tudo que causou desiquilíbrio terá que ser retornado ao equilíbrio.

Nossa vida é um filme que fica gravado do corpo espiritual. O perispírito é o corpo espiritua que dá vida e molda o corpo físico. Pensemos num enorme HD que tudo registrasse das nossas  vidas.  Esse HD existe no corpo espiritual que possuimos e que seguirá conosco quando deixarmos o corpo físico.

Quando retornarmos para nova vida terrestre, serão os dados desse HD que formarão o nosso novo corpo físico e a nova realidade a ser vivenciada de forma a reequilibrar nossos deslizes das vidas anteriores.  Sempre teremos uma nova oportunidade para consertar o que ficou errado em vidas passadas.

Ou seja, Deus não pune ninguém dando-lhe um corpo enfermo ou deficiente. Deus não pune ninguém impondo danos morais, vícios, etc. Tudo que trazemos conosco ou que encontraremos pela vida é produto de nossa própria elaboração.

Apenas, por citar uma hipótese que serviria de exemplo apenas para compreensão: Imaginemos um suicida que estraçalou o seu corpo ou parte dele para que assim morresse. Seus órgãos e membros estão afetados. O corpo espiritual pode não conseguir formar o corpo ideal para a nova vida. O espírito terá, provavelmente, muito sofrimento pelas deficiências do seu corpo, mas resgatará o equilíbrio ao suportar, compreender e aceitar o sofrimento.

E, assim por diante, em todas as hipóteses, teremos que recompor o que desequilibramos. Se um corpo nasce sem o cérebro, provavelmente, um cérebro anterior foi totalmente destroçado e o perespírito (corpo espiritual) estará portando essa deficiência.

Bem aventurado os que sofrem... eles alcançarão misericórdia.

O resumo é o seguinte:

Enquanto vivemos na terra, estamos elaborando a nossa evolução espiritual para alcançar as "esferas felizes" da vida eterna e, nesse propósito, podemos estar sofrendo os resgates necessários e, também, estaremos conquistando as virtudes que purificam o espírito. 

ESTAMOS HOJE CONSTRUINDO NOSSA FELICIDADE para todas as etapas de vidas terrestres e para a vida única nas esferas espirituais.

Portanto, não podemos viver descuidados da vida espiritual que é a verdadeira vida e que prosseguirá sempre.

-.-.-.-.-.-.-.-


 


sábado, 8 de outubro de 2022

O MEU ESPÍRITO - O MEU CORPO: QUEM É O DONO DE QUEM?

Quem é o dono de quem? O corpo possui o espírito ou o Espírito é o dono de um corpo?

Sempre usamos essas duas condições como situações equivalentes, mas predominando, nas conversas diárias, que o corpo possui um espírito.

Mas quem somos nós? Um corpo ou um espírito?

A bíblia é clara ao ensinar que "o corpo volta ao pó da terra e o espírito volta a Deus que o criou.

Por essa explicação já se pode concluir que o corpo é passageiro e o espírito sobrevive a ele. Já podemos pensar que se um morre e outro sobrevive, significa que o primeiro não possui o segundo.

No seio do espiritismo essa questão é muito clara: O corpo é apenas a roupa do espírito, roupa essa que lhe permite agir e expressar no ambiente físico. E, ainda, faz-se uma comparação que é super aplicável: O corpo está para o espírito, assim como, o escafandro está para o mergulhador submerso nas águas do mar.

O mergulhador só precisa do escafandro para agir no ambiente hostil do fundo do mar para a vida humana. O espírito só precisa do corpo para agir e expressar nas condições da matéria física densa.

Daí compreendemos que o espírito toma emprestado um corpo de matéria física para habitá-lo enquanto ele lhe oferecer condições necessárias de habitabilidade e de finalidade para viver na Terra.

Somos um "ser espiritual" que veio da realidade espiritual para habitar na terra, em função dos benefícios que a vida física lhe pode outorgar, em termos de sua evolução espiritual. 

O destino do espírito é "voltar à região de onde veio" levando consigo o adiantamento que o credenciará a maior grau de felicidade nas esferas espirituais.

Concluindo: A roupa do espírito na Terra é o corpo de carne que ele habita para um uso temporário e que será devolvido ao ambiente físico quando o espírito dele se desprender para voltar às esferas espirituais.

Cuidar do corpo recebido e mantê-lo íntegro e apto para a vida é também uma missão do espírito que o recebe.

Daí se compreende que vícios e outros usos exagerados e desnecessários prejudicarão a missão do espírito que o habita. Sem dizer que a falta grave cometida contra o corpo VAI PESAR NO PRÓXIMO CORPO, quando o espírito voltar à terra e necessitar de nova vestimenta para aqui se expressar.

Enquando vivemos aqui, preparamos nossas etapas de vidas futuras, aqui na terra ou na espera espiritual que nos competirá viver quando deixarmos esse pequeno planeta azul.

-.-.-.-.-.-.-.-


quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A RAIVA É NORMAL OU É PECADO?

Diante dos ensinamentos de Jesus sobre amar aos inimigos e perdoar àqueles que nos fazem mal, a primeira ideia que temos sobre sentir raiva é a de que a raiva é um sentimento incompatível coms os ensinamentos do Mestre Jesus. Principalmente, quando Ele mesmo enfatizou que DEUS É AMOR.

Mas quem nunca sentiu raiva?

Acho que todos nós e, muitas vezes, já sentimos raiva de alguém ou de algo que nos aconteceu. Quando morre alguém muito querido, por exemplo, às vezes até em tenra idade, é quase normal um sentimento de raiva do destino ou da providência divina.

Mas, o bom da história de hoje, é dizer que sentir raiva não é pecado e até pode ser considerado uma coisa normal. 

Quem poderá dizer que Jesus não sentiu raiva dos mercadores do templo quando os expulsou a poder de chicote?

Claro que não podemos tomar o episódio do Jesus no templo como comparável à raiva que, às vezes, nos acomete diante de injustiças e tantos outros fatos similares. Jesus expressou o seu "zelo pelas coisas sagradas". 

Como assim ter raiva não ofende a Deus?

Ter raiva é um sentimento dos mais comuns e nunca será ofensa aos ensinamentos do Mestre ou à Deus, desde que esse sentimento não fique guardado nos nossos corações.

São claros os ensimentos deixados na Bíblia: 

- "Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4:26...) e 

- "irai-vos e não pequeis, consultai no travesseiro o coração e sossegai" (Salmos 4:4).

É preciso não alimentar a raiva com atos que a provoquem ou a ampliem e, sobretudo, que a raiva não dure mais que os momentos da sua ocorrência.  Que ela não dure mais do que o dia da sua ocorrência.

A sabedoria popular já estabeleceu que a raiva é uma má conselheira e que nenhuma decisão deve ser tomada nos momentos de raiva. 

Também se diz que a raiva é um veneno que só é consumido por quem o produziu. Já pensou você produzir um veneno e guardá-lo para você mesmo ir sorvendo aos poucos, todos os dias da sua vida? 

Não à toa Jesus enfatizou: "Fazei as pazes com o vosso inimigo enquanto estais no caminho". A vida terrestre é o caminho aonde encontramos, necessariamente, aqueles com quem temos pendências a resolver, seja no campo familiar, seja no convívio social.

Claro que é difícil ter a capacidade de perdoar nos momentos de raiva.  Mas o importante é que quem precise perdoar tome a decisão de perdoar e o faça pouco a pouco, pelo menos. 

A eternidade é nossa aliada no progresso do nosso espírito. Muitas vidas (na vida única do espírito) nos aguardam para os ajustes necessários à evolução espiritual. 

-.-.-.-.-.-.-.-


sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A VIDA NA TERRA É NOSSA, SÓ NOSSA.

Ninguém inicia uma viagem sem um roteiro e um destino. Vivendo na terra não somos um corpo de carne, somos um ser espiritual que dispõe de um veículo carnal para vivermos múltiplas experiências.

A vida terrestre é uma viagem do espírito. Serão muitas essas viagens para que o espírito obtenha todo o conhecimento para a sua evolução.

A nossa vida não começa quando nascemos aqui. Somos seres espirituais e somente o nosso corpo da terra nasceu no dia do nosso nascimento dessa vidana Terra.

Nosso espírito veio de uma das moradas do Pai e voltará para lá, no fim da vida desse corpo que ocupamos.

Cada etapa da vida terrestre está planejada dentro de uma finalidade, embora sujeita ao livre arbítrio do espírito que pode ou não seguir esse roteiro pré-estabelecido.

A condição do espírito de estar preso a um corpo terrestre é comparável à de um aluno que frequenta uma escola: Findo o curso, o aluno terá adquirido conhecimentos e qualificações para a prática do viver. Para o espírito a vida aqui é uma viagem para estudos e práticas.

Deus nos dá um roteiro e o cerca de todas as condições para o sucesso da viagem. As condições sociais que nos cercam ao nascermos na terra são os meios compatíveis com a meta que nos propusemos alcançar.

Os companheiros de jornada: família, amigos e adversários se mesclam nesses meios necessários e são as ferramentas para o nosso crescimento espiritual.

Tudo está previsto para o sucesso.  Realizar o que está projetado é a melhor opção oferecida a todos que aqui chegam. No entanto, o espírito pode desviar-se para para outros caminhos no exercício da sua liberdade de ação. 

Desviar-se do roteiro orignal, poderá resultar na perda de sua oportunidade de evolução. Nesse caso, a viagem terá que ser reiniciada em nova oportunidade, eventualmente, agravada por novos débito a resgatar. 

Ninguém pode dizer: Deus me criou e traçou o meu destino! 

O que chamamos destino é, na verdade, um roteiro de vida. O destino, como pensamos, será sim o resultado das nossas decisões.

Traçar um roteiro, sim, a sabedoria divina o faz. Impor um destino, nunca. Deus respeita o livre arbítrio concedido ao ser humano.

O destino de cada um, portanto, depende das proprias decisões.

A dica do sucesso é seguir o mestre. Jesus nos traçou o caminho e nos mostrou os tesouros que devemos buscar. Caminhar pelo caminho que é Jesus, é decisão de cada um. O mestre nunca falou em riquezas, beleza e nem em poder. Falou sim, em humildade, perdão, servir ao próximo e viver em paz.

Concluindo:

A vida na terra é nossa, só nossa, podemos fazer o que quisermos sabendo que, de tudo, nossa consciência nos pedirá contas, a cada etapa vivenciada.

-.-.-.-.-.-.-.-

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Nascer - Viver - morrer - renascer-VIVER SEMPRE!

Que belo é o ciclo da vida: Como uma semente que nasce, vive, morre e renasce. Assim vai o espírito a cada momento buscando a sua evolução até à perfeição.

Quantas vidas serão necessárias para que um espírito - criado simples e sem conhecimentos - evolua em conhecimentos, em espitualidade e em perfeição, para um dia da eternidade se unir ao  criador, através da comunidade dos espíritos puros?

Viver - morrer - renascer : EVOLUIR SEMPRE. Essa é a verdade do Espírito diante das muitas vidas físicas - etapas da vida única -  necessárias para alcance da perfeição.

Nesse viver, morrer e renascer, incluem-se os lapsos de tempos de vida sem corpos físicos, em que a vida continua plena nas esferas espirituais. Nesse tempo, o espírito medida e evolui em conhecimentos. Esses conhecimentos serão postos à prova nas seguintes das vidas físicas.

Nas vidas físicas o espírito está totalmente entregue ao seu livre arbítrio e assim pode cristalizar no perispírito (corpo astral)  a aquisiçao das virtudes da sua real evolução.

Os períodos na vida astral ocorrem em comunidades mais ou menos menos felizes, em situações coerentes com o grau de evolução espiritual já alcançado. 

Analizando e compreendendo suas imperfeições, o espírito reformula os seus propósitos e se dispõe a nova vida terrena para sedimentar e comprovar sua evolução. 

A busca da pureza e da felicidade é inerente ao espírito. Para isso foi criado. Esse caminho é o caminho de todo espírito. O reino do céu será conquistado pelos méritos de cada um.

O que me parece mais importante frisar é que NÃO HÁ PUNIÕES OU CONDENAÇÕES ETERNAS. Deus não pune! 

O espírito a sim mesmo cria sua condição de felicidade ou infelicidade durante o trajeto da sua evolução. As situações ruins, menos ruins ou boas - estão à mercê da aquisição de méritos próprios. O trajeto é o mesmo para todos mas cada espírito exerce o seu livre arbítrio de escolher o seu caminho. 

Finda a etapa terrestre, o espírito é atraído para comunidades onde adequadas às suas condições espirituais. Não há aí punição. Há apenas adequação para o equilíbrio geral. A realidade evolutiva é o parâmetro para habitar o mundo espiritual.

Nesse caminho evolutivo, ninguém está proibido de progredir rumo a felicidade maior. Mas cada espírito tem que mostrar o merecimento de habitar os lugares mais felizes.

Ninguém ficará eternamente preso à lugares ruins. Novos propósitos ensejarão nova vida e nova oportunidade de fazer por merecer.

O Espiritimo não lida com CULPA E MEDO para atrair os homens a um caminho mais digno e correto. O Espiritismo é um fator de esperança e conforto espiritual, a serviço da evolução de toda a humanidade.

O Espiritismo não VENDE ESPERANÇA em troca de recursos terrestres. Ao contrário, oferece de graça o que de graça oferece o Senhor Jesus e os Espíritos de Luz. Revela ao mundo a realidade espiritual.

Nada no universo dá saltos. Tudo e todos progridem no tempo da eternidade. No tempo de Deus.

Estamos no caminho. O dever é ser melhor a cada dia da nossa  vida por aqui.

-.-.-.-.-.-.-.-


sábado, 3 de setembro de 2022

CITAÇÃO: Invocação da Maestria.

Eu gosto muito de ler e sempre encontro coisas bonitas ou valiores nas minhas leituras, facilitadas, agora pelo uso da internet.  Reproduzo o texto abaixo que achei lindo:

Fonte: http://www.noamorquegeraluz.com.br/artigo/invocacao-da-maestria/


Invocação da maestria

EU SOU um Mestre,
Dançando através das dimensões. 

EU SOU um Mestre das possibilidades,
Tecendo os amanhãs do AGORA. 

Eu Sou um Mestre do equilíbrio,
Saltando na corda bamba da Vida.

Eu Sou um Mestre
Cuja força é compaixão. 

Eu Sou um Mestre
Que brinca com o infinito. 

Eu Sou um Mestre
Que afaga as estrelas. 



Invocação extraída do livro
"O que é o corpo de Luz "
De Tachira Tachi Ren
Pag 146

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

ABRINDO PORTAS DESNECESSÁRIAS

O mundo físico e o mundo espiritual são realidades ou esferas espirituais que se interpenetram e que podem interagir em momentos propícios, conforme as energias presentes. Portas podem ser abertas consciente ou inadvertidamente, causando interferências mútuas que nem sempre são produtivas em termos da evolução espiritual.

Somos seres espirituais e viemos das dimensões espirituais para a experiência de mais uma vida humana. Para cada existência trazemos um propósito de aprender e evoluir, moldando o que seria esse aprendizado com as experiências necessárias aqui na terra.

A evolução aqui obtida, por sua vez, vai influir nas condições da nossa morada espiritual, após a vida física. Habitaremos regiões espirituais compatíveis com a essa evolução aqui obtida. Temos que frisar que a vida do espírito é vivida basicamente no mundo etéreo, no astral. As encarnações são episódios da vida do espírito.  

Nossa vida na terra é como um curso de estudos. numa grade que inclui praticar o bem, a justiça, a caridade, o perdão e o relacionamento solidário com todos os seres viventes, contribuindo para a harmonia de todo o universo. 

Daqui só levaremos o grau de elevação que conquistarmos com o nosso esforço e dedicação nos propósitos iniciais dessa jornada.

Vivendo a realidade humana, quase sempre esquecemos os propósitos espirituais e corremos atrás de riquezas, poderes e prazeres terrenos. Entretanto, o nosso espírito anseia por bens imateriais que seguirão conosco após o fim da jornada terrestre.

Corremos sempre o risto de termos um tempo de vida desperdiçado em vista do roteiro traçado para a experiência terrestre, ou seja, voltamos para a casa celeste como alguém que não cumpriu a sua missão na terra.

Quando Jesus nos preveniu para estarmos atentos "Orai e Vigiai", Jesus nos alertava sobre o aproveitamento das lições e práticas da vida terrestre, de forma a alcançarmos as metas do espírito que são os objetivos da elevação espiritual.

Somos seres espirituais encarnados num corpo terrestre. Nossos  pensamentos, desejos e emoções, atingem as dimensões espirituais e, por essa razão, podem abrir portais para a comunicação entre as esferas espirituais. Pelas emissões do pensamento podemos estabelecer relações com o mundo espiritual. Sem nos darmos conta, abrimos portas e, nem sempre, limitamos o acesso de sugestões externas àquelas que nos encorajam nos nossos intentos iniciais da evolução do espírito.

Buscando influir em nossas mentes atuam entidades espirituais elevadas ou até de baixa evolução. Essas sugestões nos nos incitam a prosseguir na direção que agrada àqueles que estão em comunicação com as nossas mentes.

Abrimos portas que, às vezes, nem podemos fechar sem uma ajuda específica. As entidades espirituais estão sempre acessíveis mas, se forem voltadas para os maus resultados, elas farão de tudo para dominar as nossas mentes, de forma a comandar as nossas vidas. 

Os espíritos elevados nos sugerem ações virtuosas, enquanto os espíritos inferiores buscam nos emaranhar nos vícios e ações deploráveis.

Embora abertos à sugestão das entidades espirituais, não estamos obrigados a seguir sugestões para o mal ou para o bem. Ninguém pode se esquivar da própria responsabilidade pois cada um dispõe do livre arbítrio se seguir o que convém ou que não convém para as nossas vidas e experiências. 

Conforme o nosso esforço para a prática do bem, poderemos ter ao nosso lado espíritos elevados a nos orientar em todos os transes da vida.

Entretanto, se aceitarmos as más sugestões, teremos ao nosso lado espíritos trevosos que nos inclinarão para as paixões e vícios que agradam a esses espíritos sem luz.

Podemos ser livres e caminhar para a evolução espiritual, adquando o nosso livre arbítrio às melhores ações e decisões. Podemos igualmente, nos tornar escravos dos espíritos infelizes que nos desviarão das virtudes e que, após a morte, nos conduzirão às suas comunidades trevosas que habitam nas regiões espirituais.

Estamos no caminho e o tempo urge. Cada dia é um novo marco para novas decisões. 

Como ensinou o grande Chico Xavier: "Não podemos modificar o início, mas podemos construir o final da nossa história".

Não se trata aqui de santidade ou não santidade no viver humano, trata-se de fazer o melhor, o mais correto e o mais proveitoso. Trata-se de ser melhor a cada dia vivido.

Ao nosso lado, sempre estará o Amado Mestre e os bons espíritos para nos amparar em todos os momentos e nos orientar nas decisões difíceis da vida. Compete-nos aceitar a ajuda e buscar a sintonia das esferas superior da espiritualidade.

-.-.-.-.-.-.-.-






domingo, 17 de julho de 2022

 VOCÊ ENCONTROU QUEM?

Nossa vida, quase sempre, comporta o conhecer - encontrar - muitas pessoas, às quais dedicamos nossa amizade e amor, e muitas outras pessoas que nos desgostam ou, até mesmo, se tornam adversários ferrenhos ou até inimigos. 

Nossa vida é uma sucessão de encontros, aos quais bem que poderíamos denominar de "reencontros", embora na vida física sobre o planeta nos apresenta sempre como primeiros encontros. Assim é porque, como encarnados na terra, nossa memória das vidas passadas está apagada do nosso nível consciente. 

Nossa memória plena da vida do espírito nos retornará ao deixarmos o corpo físico e pela necessidade de relembrar fatos do passado e compará-los com os fatos recentes a que e stão ligados. E porque nossa memória total está longe de nós, quando se refere aos fatos anterores de nossa existência atual?

Cada um de nós tem uma extensa bagagem de fatos vividos os quais, muitos deles, demandam resgate da verdade e das decisões erradas por que passamos. 

A não presença das memórias passadas, nos torna um "livro em branco" que vamos escrever durante a vida.  Esse livro vai representar o livre arbítrio de cada pessoa diante das situações a serem vividas, posto que cada espírito é responsável por seus atos. Não ocorrerá a hipótese de condicionar uma ação a outra diversa do passado que interferisse na vida atual.  Nossa vida na terra é o pleno exercício do livre arbítrio humano.

A cadeia de fatos e circunstâncias da vida humana sempre apresentará as situações iguais ou paralelas de vidas passadas, para as quais teremos a oportunidade de retificar, como forma de destravar a nossa evolução espiritual.

É preciso entender que não há um roteiro imposto e sim um caminho de oportunidades para o exercício do livre arbítrio de forma coerente com o crescimento espiritual.  

Mas pode ocorrer que o espírito (agora encarnado) repita os mesmos equívocos anteriores ou até os amplifique... Bom nesse caso, quando desencarnado e depois de analisar a vida vivida na terra, a bondade divina concederá nova oportunidade de nova física, sempre após a reflexão e a opção por nova meta de vida.

Mas, voltando ao encontro/reencontro das pessoas com quem precisamos vivenciar esse nosso período na terra, precisamos falar que todos: amores, amigos e inimigos todos precisam estar em nossas vidas para compor o quadro necessário da nossa evolução.

Chico Xavier nos disse que "se soubéssemos quem são os nossos adversários e os que nos causam males, nós lhes beijaríamos os pés". Eles são os espíritos com quem mais precisamos nos compor para nossa própria evolução.

Jesus nos disse: "Faça as pazes com o seu inimigo enquanto estás no caminho..."  e, também, "Amai aos vossos inimigos"...  

Estes são ensinamentos de Jesus sobre o que deve ser a nossa vida na Terra, quando temos a oportunidade de encontrar aqueles com quem precisamos nos compor, perdoar e aprender a amar.

Ninguém é perfeito e, estamos aqui, exatamente para buscar a perfeição dando alguns passos de cada vez.

-.-.-.-.-.-.-.-

segunda-feira, 4 de julho de 2022

 Acontecimentos bons ou ruins?

Nós temos o hábito de classificar os acontecimentos que nos afetam como bons ou ruins, conforme nos tragam alegria e felicidade ou nos tragam tristeza e melancolia. Está tudo bem que assim seja olhando esses eventos pelo seu lado da realização física e dos sentimentos que geram num dado momento da vida.

Entretanto, se admitirmos que a vida tem uma existência eterna - para além das mortes físicas - estaremos diante da realidade de que a vida terrestre é uma parte pequeníssima da caminhada do espírito, que somos nós, habitando corpos físicos para aprendizado e evolução. 

Dentro desse contexto da vida única do espírito, desdobrada em duas facetas espiritual e ou físicas, chegaremos à compreensão de que nada ocorre ao acaso e que fatos bons ou ruins são todos lições para o aprendizado do espírito.

Nesse sentido está o ensino do Apóstolo Paulo: "Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus". Esse trecho bíblico sintetiza perfeitamente o pensamento espírita de que todas as coisas contribuem para a evolução espiritual do ser encarnado na Terra.

Alguns fatos desagradáveis ou até dolorosos que nos ocorrem, além de lições são também, algumas vezes, reparação de males causados em situações passadas, como diazo ditado "aqui se faz, aqui se paga" ou "colhemos os frutos que semeamos", os quais configuram o tema da ação e reação.

Na espiritualidade, após nossa etapa terrena, vamos compreender o por quê da necessidade que tivemos de vivenciar todos os fatos da nossa vida, tanto bons como ruins. Diante da análise futura, modificaremos, talvez, a percepção que tivemos durante essas ocorrências. 

Saberemos que todos os fatos  da vida na terra eram bons e altamente necessários para retificar nosso entendimento à luz da evolução espiritual. A aceitação será arbítrio de cada um.

Nada ocorre por acaso, tudo tem a sua razão de ser e, diante da bondade de Deus, tudo ocorre no momento certo, no lugar certo e com o envolvimento das pessoas certas. 

Vivemos um vida infinita, moldada pelo poder divino, exercendo nosso completo livre arbítrio nos atos e ações e colhendo ou não os ensinamentos necessários para a nossa evolução. 

A vida terrestre mostra o nosso grau de evolução e o quanto precisamos evoluir.

.-.-.-.-.-.-.-.




 


segunda-feira, 21 de março de 2022

FÉ - 0RAÇÃO - LIVRAMENTO

Independentemente da religião que professem, eu admiro muito a fé das pessoas. Admiro também a fé quando quando voltada para Deus ou o Universo, mesmo se desvinculada das religiões formais.
 
Eu tenho visto, ao longo dos meus 82 anos, muitas ocorrências da fé verdadeira - pura, simples e sincera - manifestada por pessoas de todos os níveis culturais. Por isso digo que a fé independe da condição social ou do nível cultural de quem a possui e isso muito acrescenta à beleza da fé. 

Um exemplo da fé sincera e simples vemos quando Jesus observando os que oravam no Templo em Jerusalém, viu ali pessoas eruditas que oravam em altas vozes, com palavras eruditas e discursivas. Mas, o Mestre Jesus, ressaltou para os seus discípulos a mulher que orava em separado e apenas dizia "Senhor, tenha piedade de mim". Viu nessa prece a oração simples e fervorosa que fluia do íntimo da pessoa e chegava a Deus. 

A oração deve ser uma conversa com Deus. Pode ser falada ou apenas pensada com fervor, sinceridade e fé. Pode ser praticada em qualquer lugar e não, necessáriamente em templos magnifícos. Na oração podemos louvar a Deus e agradecer pela graça da vida nossa e de todos os que estão conosco na mesma caminhada terrestre para a elevaçao espiritual. 

Atendidas ou não, todas as orações são ouvidas e processadas. O atendimento da oração está condicionado a merecimento e oportunidade, diante da conveniência mais acertada para o propósito de vida da pessoa que ora. Quem passa por condições menos favoráveis, passa devido a um propósito da elevação espiritual da própria pessoa. Inverter as condições necessárias a essa finalidade resultaria, talvez, em menosprezar a meta a ser atingida, adiando o resultado pretendido para nova situação análoga, em outro momento. 

Não há sofrimento sem causa determinante. Escolhas foram feitas e atos foram praticados que resultaram na necessidade de recompor o equilíbrio do espírito. É o que chamamos carma de resgate. 

Compreendendo o carma e mudando atitudes pode o mesmo ser eliminado. O sofrimento resultante não é questão punitiva e nem implacável. 

 Mas, até quando se torna necessário o sofrer? Quando a pessoa se livrará do sofrimento? 

Só Deus e o Universo sabem com clareza essas respostas. Um professor sabe quando um aluno já aprendeu uma matéria e, por isso, o promove de ano escolar. Também o carma incide até ao aprendizado, à aceitação e ao perdão a si mesmo e a quem mais esteja envolvido nos fatos geradores dessa condição atual. 

Jesus ressaltou muito o perdão, o amor ao próximo e aos inimigos. Penso que nesses ensinamentos do Mestre está a chave para nos livrarmos de um carma de sofrimento, ou até para não criarmos a necessidade de sofrimento futuro por atos desta vida atual. 

Eis aqui um bom roteiro para lidarmos com o nosso carma:

- Não carregar culpa! Perdoar todos os atos da sua vida, reconhecendo a simplicidade ou imaturidade das escolhas anteriores.

- Perdoar a todos os envolvidos em nossos atos com qualquer grau de culpa ou nenhuma culpa. 

- Mandar energias espirituais para todas essas pessoas que, de qualquer forma, viveram conosco momentos da nossa vida. 

- Orar pedindo clareza para o entendimento da vida em sua manifestação física e espiritual.

- As vidas físicas se sucedem e essas vidas criam as condições das novas vidas, sempre com base na necessidade da evolução espiritual do Ser.

- Mandar energias de amor, paz e perdão (dado ou solicitado) para as pessoas que já faleceram e que conosco conviveram participando, de alguma forma, dos nossos atos. 

- Implorar e derramar a Paz de Jesus sobre tudo e sobre todos.

-.-.-.-.-.-.-.-