Calvário Húngaro-Fátima-Portugal (Foto:Euleir) |
Jesus é a luz do mundo. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Quem o segue não andará em trevas. Essas verdades eternas o Espiritismo também reconhece e afirma.
Os princípios da Doutrina Espírita são as novas revelações de Deus ao homem. Não se destinam a formar uma nova religião, ao contrário, contém as verdades reveladas para todas as religiões.
A codificação da Doutrina Espírita se produziu com estrita observância dos princípios científico, filosófico e da observação prática. Dessa forma, não afronta a lógica e nem os conhecimentos humanos, antes os complementa com a revelação das novas leis da vida espiritual.
Ela não teme encarar a lógica ou a razão. Não precisa, a cada momento, contestar a ciência diante de novas ou velhas descobertas. A fé espírita vê na ciência, na lógica e na razão valiosos aliados a compor e sedimentar a verdadeira fé em Deus.
Fundamentada nos ensinamentos de Jesus e tendo o Deus único como princípio de fé, a Doutrina Espírita – revelação espiritual - advoga a salvação de todas as almas e a constante evolução do espírito, no mundo astral ou em suas múltiplas encarnações físicas.
A doutrina espírita não define DEUS. Entende que nenhum conceito humano poderia, nem mesmo precariamente, circunscrever a grandeza, a glória e o poder do Criador. Apenas, para os efeitos didáticos e doutrinários emite o seguinte entendimento que adota, o qual complementa os valores já definidos pelas religiões cristãs - onisciência, onipresença e onipotência:
“Deus é a suprema inteligência do universo. A causa primária de todas as coisas. É eterno, infinito, onisciente, onipotente, imutável, imaterial, único, soberanamente justo e bom.”
.-.-.-.-.-.-.-.
.-.-.-.-.-.-.-.
Agora encontrei um lugar para compartilhar conhecimentos sobre a doutrina, junto com amigos iluminados. Estou realmente feliz.
ResponderExcluirRosângela Müller.
Rosângela,
ResponderExcluirObrigado pelo seu post. Utilize sempre esse espaço para expor suas idéias e conhecimentos.
Gostou da foto ilustrativa? Essa foto eu mesmo tirei no "Calvário" (obra de um artista húngaro, cujo nome não me ocorre agora) que está montado ao final da via-sacra, em Fátima, Portugal.
O efeito das luzes foi totalmente inesperado em um dia de sol e céu azul.
Não sou espírita, mas concordo com a doutrina em vários aspectos! Há muitas coisas entre o céu e a terra que nossa vã fisilofia por alcançar... Gostei muito da matéria!! Parabénss!!
ResponderExcluirAbraços
Jade
Caro Irmão de Caminho!
ResponderExcluirExcelente idéia. O tema foi bem escolhido e muito bem escrito!
Parabéns!
Ô Euleir,
ResponderExcluirMuito grato por ter me chamado aqui!
Ótima energia dos textos e espetacular a foto do calvário.
Um forte abraço desse peregrino ecumênico.