Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Homenagem Póstuma a um homem simples

26-11-2011 HOMENAGEM PÓSTUMA A UM HOMEM SIMPLES

Foi um grande homem o João Custódio!  Eu o conheci no ano de 1981. Ele sempre viveu em Alto Caparaó. E eu sempre o vi como uma pessoa simples, de pouca escolaridade, mas que estampava no rosto o jeito amistoso das pessoas do interior de Minas Gerais.

Ele viveu e criou os seus filhos com os recursos da sua lida na lavoura do café, no manejo do gado e na preparação de madeira em sua pequena serraria e moinho de fubá. Os seus filhos podem muito se orgulhar do pai que tiveram.

No seu viver simples e honesto, O João Custódio também encontrou tempo e motivação para se dedicar ao interesse público de sua Comunidade, através da participação na vida política do Distrito de Alto Caparaó. 

Nesse contexto, exerceu mandato de Vereador Municipal e teve destacada participação na Criação e Consolidação do Município de Alto Caparaó, desmembrando do Município de Caparaó Novo, no qual exerceu funções de Vereador Municipal. Portanto, João Custódio viu nascer e florescer  a nossa, hoje, bela cidade de Alto Caparaó.

Nessa tarefa, este junto a outros "Desbravadores" que com igual louvor devem ser lembrados, como fato de Justiça, os seguintes: Sr. Ovídio Américo, Sr. Duca, Sr. Sr. Jonas Gomes, Sr. Acacíbio Gomes, Sr. Antonio Pereira Leite, Sr. Acacíbio Aguiar, Sr. Cornélio.

Nunca é demais lembrar que esses heróis-desbravadores, entre eles o Sr. João Custódio, empenharam a força dos próprios braços para rasgar na terra as primeiras estradas do nascente Povoado do Caparaó Velho. Eram vias precárias que, na estação chuvosa, se tornavam intransitáveis dificultando a chegada e a saida das pessoas, assim como tornava crítico o abastecimento dos gêneros de primeira necessidade. Foram tempos difíceis em que as mulas e os carros de bois se impuseram como fatores essenciais ao progresso do lugar. O Caparaó Velho ou Caparaó de Cima era a última parada para os que se aventuram nas Serras do Caparaó.


O João Custódio não está mais entre nós, mas ele estará sempre presente no amor e carinho dos seus filhos e netos e na saudade de quantos o conheceram e que sabem da sua importância para os primórdios da nossa Cidade de Alto Caparaó-Mg.  À Família enlutada o carinho Dessa Pequena Homenagem.  (Euleir Eller-28-10-2011)

. -. -. -. -. -. -. -.


Nenhum comentário:

Postar um comentário