Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Religião e Religiosidade

Eu gosto de separar religião de religiosidade. 

Religião é uma associação de pessoas para fins religiosos e sociais. Religiosidade é o sentimento ou desejo subjetivo de uma pessoa de ligar-se ao que considera sagrado. Enquanto a religião pressupõe um grupo de fiéis que adotam forma semelhante de expressar a religiosidade, esta, a religiosidade, é um sentimento subjetivo, nato de todo ser humano, que pode ou não, expressar-se através de  uma religião.

A religiosidade é o sentimento puro que busca o entendimento espiritual, como forma de compreender a origem e o destino da alma.

As religiões criadas pelo homem, mescladas com o orgulho e a vaidade comuns no ser humano, alimentam um sectarismo que se distancia da própria religiosidade de sua origem. Por isso, infelizmente, disputam entre si a primazia e a exclusividade na posse da verdade espiritual. Via de regra, cada uma tenta impor-se como a única detentora dos laços com a realidade espiritual.

As religiões, como agentes sociais, apreciam criar vínculos com os poderes constituídos, com vistas a obterem maior aprovação e penetração nessa mesma sociedade. Desenvolvem, também, sobremaneira, a possibilidade de amealhar recursos econômicos. Pelo menos, em nosso País, o monetarismo cristão está sobrepujando o o princípio da religiosidade, na formação de novas igrejas.

Eu julgo mais importante o cultivo da religiosidade pois que ela busca um vínculo direto entre a pessoa e o seu Deus. Nesse patamar, o ser está em busca da própria elevação espiritual, dispensado das convenções sociais.

Deus não habita em templos construídos pelas mãos humanas e nem Jesus criou nenhuma organização religiosa.

Que Deus habite os nossos corações e as nossas mentes, tornando-nos pessoas melhores a cada dia.




.-.-.-.-.-.-.-.





Um comentário:

  1. Concordo plenamente com você meu amigo!! Deus está em nossos corações, em nossos gestos de amor e na busca pelo aprendizado e crescimento espiritual. Parabéns pelo texto!!
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir